Não sei o que queres dizer com glória, disse Alice.
Humpty-Dumpty sorriu, com desprezo. Claro que não, até que eu te diga. Quero dizer "aí tens um belo argumento que te arruma!"
Mas "glória" não significa um belo argumento que te arruma
, objectou Alice.
Quando eu uso uma palavra, disse Humpty-Dumpty, em tom de escárnio, ela significa o que eu decidir que significa, nem mais nem menos.
O problema é, disse Alice, se se pode obrigar as palavras a significar tantas coisas diferentes.
O problema é, disse Humpty-Dumpty, quem manda. Apenas isso.

Lewis Carroll, Alice no país das maravilhas




rascunhos
de
abordagens
(eventualmente)
literárias



GNM


Nasci muito perto do fim dos anos 70. O meu nascimento aconteceu às primeiras horas de um dia gelado de Dezembro, e, desde aí, jamais consegui libertar-me do frio que se fazia sentir naquele dia. A normalidade foi algo que durante toda a vida inconscientemente ansiei, mas sempre recusei. Em criança ela espreitava-me durante a noite, olhando-me do lado de fora da janela. E eu, fingindo não a ver, fechava as cortinas...

É cedo...

⊆ quarta-feira, novembro 22, 2006 por GNM | . | ˜ 57 comentários »

É cedo,
muito cedo para me levantar
e tarde de mais para voltar dormir.

A vida é como estas manhãs ansiosas
asfixiadas entre a brancura do tecto e dos lençóis.

Apenas isto.

E alguns de nós parecem divertir-se tanto…

Esta noite sonhei com um homem que
dizia que só os pobres e tristes
são felizes.

Sou feliz? Diz-me louco dos sonhos! Sou?

Gostava de sentir que estou a caminho de alguma coisa…
Como se estivesse a escrever um livro
em que no final tudo revela o seu sentido.
Tudo acaba bem.

Mas a rotação da Terra é demasiado exacta.
E eu não
(e isto dito desta forma é em si uma exactidão,
e é por tudo isto que não sou exacto).

À minha esquerda há uma janela.
Todos os dias, pela manhã, esta janela.
Todos os dias…

Como se nada de diferente pudesse acontecer.

(Bebo água engarrafada enquanto penso nisto,
- bebo sempre água quando acordo. Sempre.)

Apenas esta janela…
Branca, verde, envidraçada…
Por vezez com gotas de chuva ou de orvalho
Mas sempre, sempre… esta janela.


57 respostas a É cedo...

  1. Alex Says:
    Está assim a tua janela. Calma.
    Sinto a tranquilidade.
    Será loucura sonhar? Não sei, é? és?


    "Como se nada de diferente pudessemos fazer".


    Um espanto.
    Já tinha saudades.
  2. Anónimo Says:
    Passei por aqui e demorei-me...
    Um abraço
  3. Maria Carvalho Says:
    As saudades que eu tinha de te ler! Sempre um prazer, uma delícia, um feitiço...beijinhos meu querido.
  4. nana Says:
    muito bonito!!já não publicavas há uns tempos!!
  5. digoeu Says:
    gostei muito deste post!!
    vá lá que há uma janela que permite que entre a luz!!
  6. Anónimo Says:
    Já tinha sentido a falta de te ler...
    Ainda bem que estás de volta.

    Beijo grande!
  7. Anónimo Says:
    Ando com as mesmas interrogações e os mesmos sentires.

    Bom final de semana, G!

    Beijinhossss
  8. Light Says:
    E porque somente só poderás ser feliz....
  9. Joker Says:
    Gostei e senti nas tuas palavras a mesma asfixia que sinto em mim!

    "Sempre a mesma janela!"


    Cheers
  10. Anónimo Says:
    Nem todos temos uma janela assim, mas caminhamos para algum lugar.
  11. Carla Says:
    a janela... que todos os dias me desperta do sonhar e acorda-me para a realidade da vida...

    _____BOM__FIM DE__SEMANA!
    _____LET__THE__SUN__SHINE
    ______IN___YOUR___SMILE___
    ____8888888888888888888888
    _____88888888888888888888
    _______8888888888888888
    _________888888888888
    ______________**
    ____####______**______####
    ___#######____**____#######
    ____#######___**___#######
    _____######__**__######
    ________#####_**_#####
    __________####**####
    ___________###**###
    ____________##**##
    _____________#**#___________
    um...

    ´´´´´´ ¸.•“´..--^--..`“•.¸
    ´´´´´´)______Beijo______(
    ´´´´´´ `“•.¸.______.¸.•“´
    NADIR
  12. Thiago Forrest Gump Says:
    Tempos que não vinha cá e me deparo com esse texto maravilhoso!

    Maravilhado! Na loucura há razão, basta procurarmos com olhos mais aguçados!


    Bom fim de semana
  13. jorgeferrorosa Says:
    FIM SEM NOME

    Não sei se é cedo!
    Não estou preocupado...
    Não tenho tempo, apenas estou.

    Disto tudo não sei,
    As cores consomem-me,
    Não sei não...
    Apenas uma passagem
    Um lugar sem ninguém.

    Perdido e desencontrado,
    Apenas sou um ponto entre pontos,
    Um sonho para acontecer,
    Sem sentido... apenas sentindo
    Aquilo que não se pode entender.

    O meu gostar não gosta,
    Sou um louco das palavras
    Numa plena rotação, frouxa
    Diferente... apenas nisto
    Apenas naquilo ou em nada.

    Deixo-me correr entre o frio
    Entre o vazio onde imperas!
    Onde o onde não existe...
    Onde o resto é este fim
    O fim sem nome que não viste.

    Vila Franca de Xira, 01 de Dezembro de 2006 - 22:50h
    Jorge Ferro Rosa

    Com a minha amizade, um abraço e boas produções literárias.
  14. Anónimo Says:
    Venho aqui e serpenteio os textos às vezes ... mas hoje, esse em especial, tem muito a ver comigo.

    Bom final de semana!

    Beijinhos, Gonçalo!
  15. Anónimo Says:
    Perguntava-me eu por onde andava o poeta??? Será que tinha deixado o blog e os leitores a agonizar???
    Naaaa...bem me parecia...nostalgia, monotonia, nada se passa ou talvez se passe tudo..mas muito bonito...beijinhos :)
  16. Eli Says:
    Qunatos de nós vivem a antítese da tristeza pensando ser felizes... mas, somos livres. Há algo nas tuas palavras que me faz sentir, como sabes.

    :)
  17. Thiago Forrest Gump Says:
    Ainda isto aqui?

    Espero que estejas bem!




    Abraços
  18. Anónimo Says:
    Olá! Depois de tanto tempo, voltas. Sinto-me assim, como descreves neste poema, revejo-me nas tuas palavras. A vida é demasiado exacta!... E, por isso, tudo acaba um dia. Como hoje. Na minha vida. Sinto como se hoje tivesse terminado uma parte de mim, sinto-me assim, sem forças... só tive ainda alguma para actualizar os meus cantinhos por aqui e fazer umas visitas...

    Um beijo carinhoso.
    Kita
  19. Carla Says:
    ............♥
    ...........***
    ..........*****
    .........*Bom*
    ........***Fim***
    ......*****De*****
    .....***Semana***
    ....****************
    ...******************
    ..********************
    ..........****
    ..........****
    ..........****
    ....(`“•.¸ ¸.•“´)
    .....♥ Nadir ♥ .
    ....(¸.•“´ `“•.¸)
  20. pecado original Says:
    Tenho uma janela que nada me diz, mas tudo de mostra.
    Tenho um chão delinquente que me venera mas não me apetece demorar sobre ele.

    Tenho frio.
    beijinhos de mim.
  21. Anónimo Says:
    ...como estás Gonçalo Nuno?






    Por onde andas tu homem...?
    Tive ontem a ler umas palavras trocadas...nossas...faz tanto tempo_______________________...



    Continuas em frente...sempre?


    Um beijo.
  22. her Says:
    não vais perder este jeito doce de escrever nunca pois nao? :) Está simplesmente maravilhoso.. como todos, como sempre =)
    ha tanto tempo. senti a tua faltaa amigo.
  23. gato_escaldado Says:
    excelente poema. abraços
  24. Pink Says:
    Eu tenho andado fugida daqui e pelos vistos não sou a única ... Mesmo assim já cá não vinha há mais tempo do que tu editaste este post!

    "Sou feliz? Diz-me louco dos sonhos! Sou?" - grande pergunta esta!
    Gostei do texto, como de costume, aliás!

    Um beijo pink :-))
  25. Pink Says:
    Eu tenho andado fugida daqui e pelos vistos não sou a única ... Mesmo assim já cá não vinha há mais tempo do que tu editaste este post!

    "Sou feliz? Diz-me louco dos sonhos! Sou?" - grande pergunta esta!
    Gostei do texto, como de costume, aliás!

    Um beijo pink :-))
  26. Maria Carvalho Says:
    Fiquei contente de ter sido a primeira pessoa a desejar-te 'Feliz Aniversário' neste 17 de Dezembro. Muitos beijos meus. Um resto de dia muito, muito bom!
  27. Twlwyth Says:
    Do lado de fora da janela está um mundo desconcertado, aguardando por palavras que lhe ofereçam algum sentido, mesmo vindas de alguém que não é exacto. Parabéns pelo poema e para ti que pelos vistos fizeste anos ontem.
  28. Luis Enrique Says:
    Caro poeta, como sempre, passem mil anos ou um, è sempre um prazer diferenciado ler-te.
    Deixo-te um grande abraço, boas festas para tì, continua sempre a deleitarnos com tuas letras.

    Um sempre amigo teu, dos teus poemas.

    Luis Enrique
  29. Anónimo Says:
    Vou continuar a passar aqui todos os dias na esperança de algo novo...
    Um feliz Natal!

    Marta
  30. Maria Carvalho Says:
    Saudades das tuas palavras...um mês sem elas!! Feliz Natal, Gonçalo. Tudo de bom para ti. Muitos beijos.
  31. Anónimo Says:
    Gonçalinho,

    passei para te desejar um Feliz Natal.

    Beijinhos :)
  32. agua_quente Says:
    Feliz Natal e um óptimo 2007.
    Beijos
  33. Anónimo Says:
    Por aqui passei para desejar um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
    Grande abraço
  34. Carla Says:
    Que o sorriso brilhe como uma estrela de felicidade no teu rosto, hoje, amanhã e sempre…

    ..................*
    ................**,**
    .............*****,*****
    ...........*******,*******
    ....*********,,,,,,,,,,,*********
    ..********,,,Feliz Natal,,,********
    ....*********,,,,,,,,,,,*********
    ...........********,*******
    .............*****,*****
    ................**,**
    ..................*

    Que a Amizade, o amor, a saúde, a felicidade, esteja sempre presente no brilho do olhar.
    Beijinhos
  35. Anónimo Says:
    Passei para te desejar um bom Natal, cheio de poesia e boas inspirações. E que um sorriso aberto te receba no novo ano...

    Saudades das tuas palavras...

    Beijinhos,
    Kita
  36. Å®t Øf £övë Says:
    ............?
    ...........***
    ..........*****
    .........*Feliz*
    ........*********
    ......************
    .....******Natal****
    ....****************
    ...******************
    ..********************
    ..........****
    ..........****
    ..........****

    Um feliz Natal para ti.
    Abraço.
  37. CLÁUDIA Says:
    Venho deixar os mais sinceros votos de um Santo e mágico Natal, recheado de presentes de esperança, saúde e paz.

    Beijinhos natalícios. ***
  38. Anónimo Says:
    Pssei...e,
    deixo meus sinceros votos
    de
    Felizes Festas Natalícias
    e
    Ano 2007 repleto
    de Alegrias, Amor, Paz


    ABRAÇO
  39. Anónimo Says:
    Desejo…
    __________________PAZ
    _________________União
    ________________Alegrias
    _______________Esperanças
    ______________Amor_Sucesso
    _____________Realizações_Luz
    ____________Respeito_harmonia
    ___________Saúde__solidariedade
    __________Felicidade___Humildade
    _________Confraternização__Pureza
    ________Amizade__Sabedoria_Perdão
    _______Igualdade_Liberdade_Boa.sorte
    ______Sinceridade_Estima__Fraternidade
    _____Equilíbrio__Dignidade__Benevolência
    ____Fé_Bondade_Paciência_Brandura_Força
    __ Tenacidade_Prosperidade_Reconhecimento
    _______________*********
    ______________***********
    ____________**************
    ____UM FELIZ NATAL E MARAVILHOSO 2007.
  40. Carla Says:
    .....{*.\.....(*~*~*).../}
    ....{.~.*\....////^^\../~}
    ....{*....\..(((/.6.6./.*}
    ....{..*.~.\.)))c..=.)*..}
    .....{*...*.////_/~`.~.}
    ......{~.*.((((.`.`\.*}
    .......`{.~.)))`\.\))_.-:*
    ..........`{.(()..`\_.-`.`:
    ............`)/.`..|
    .............(....\ \
    ..............\....\ .\
    ........_ .__\...| /
    ........|` `...``Y;
    ........|./``-../../
    ........`......|./
    ................/.`-._
    Tenho um anjinho que tem um martelinho
    E em cada martelada distribui um carinho
    Espero que em 2007 te dê uma valente sova!
    Mas…
    Hoje este anjinho anda a distribuir um beijinho
    Com votos de um Feliz 2007
    Com muito carinho e amizade
  41. Anónimo Says:
    Já tinha saudades..
    Espero q este natal tenha sido recheado de paz e alegria.
    Que este novo ano q se aproxima seja repleto de coisas boas.
    Um beijo*
  42. Carla Says:
    ______0___o__o__o0_0__o_o__0
    _____0___o__o_o__0_0__o___o__0
    ____0_o___o___o__0_0___o___o__0
    ____00o0000o00o0o0_0o00o00oo0oo0
    ___o00o0o00000o000_00o0o00o0o00o0
    ___00000o000o000o0_000o000o0000o0
    ___0o00oo00o0o00o0__0000o0o0o00o00
    ___0o0o00000o00o0___000o0o0o0o0o00
    ____0o0o0000o0o0_____000o0o00o00o0
    _____0000o0000________ 00o000o000
    ______0000000___________0000000
    ________00__________________00
    _______00____________________00
    ______00______________________00
    _____00_______TIM_TIM__________00
    ____00___FELIZ 2007______ _____ ___00
    _000000________________________000000

    BEIJINHOS E DIVIRTE-TE NA PASSAGEM DO ANO :)
  43. Alexandra Says:
    Olá olá

    passei para te desejar um 2007 cheio de coisas muito BOAS! :)

    Beijinhos
  44. Maria Carvalho Says:
    Bom ano!! Tudo de bom. Muitos beijos, meu querido.
  45. MS Says:
    Que todos os teus desejos mais ternos se realizem!

    Bom Ano 2007!
    bjs fraternos
  46. Anónimo Says:
    Gonçalo Nuno,
    Um poema para começar este ano, novinho em folha de papel.
    Luísa Monteiro

    Receita de Ano Novo

    Para você ganhar belíssimo Ano Novo
    cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
    Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
    (mal vivido talvez ou sem sentido)
    para você ganhar um ano
    não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
    mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
    novo até no coração das coisas menos percebidas
    (a começar pelo seu interior)
    novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
    mas com ele se come, se passeia,
    se ama, se compreende, se trabalha,
    você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
    não precisa expedir nem receber mensagens
    (planta recebe mensagens? passa telegramas?)

    Não precisa
    fazer lista de boas intenções
    para arquivá-las na gaveta.
    Não precisa chorar arrependido
    pelas besteiras consumidas
    nem parvamente acreditar
    que por decreto de esperança
    a partir de janeiro as coisas mudem
    e seja tudo claridade, recompensa,
    justiça entre os homens e as nações,
    liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
    direitos respeitados, começando
    pelo direito augusto de viver.

    Para ganhar um Ano Novo
    que mereça este nome,
    você, meu caro, tem de merecê-lo,
    tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
    mas tente, experimente, consciente.
    É dentro de você que o Ano Novo
    cochila e espera desde sempre.

    Carlos Drummond de Andrade
  47. greentea Says:
    desapareceste??


    Um bom ano para ti
  48. Aleisa Says:
    Lindissimo!!! (não encontro outra palavra, simplesmente o lindissimo)

    Um grande beijo
  49. Anónimo Says:
    Meu amigo,
    Certas "certezas" mantêm-nos na realidade, umas vezes como correntes opressoras outras como bóias de salvação ;)
    Um abraço
  50. Anónimo Says:
    ...um Bom Ano Gonçalo Nuno.



    que a vida te leve por caminhos ainda mais certos.



    um abraço.
    ...e um silêncio.apenas e teu.
  51. Anónimo Says:
    "Bebo água engarrafada enquanto penso nisto,
    - bebo sempre água quando acordo."
    Assim como a janela no mesmo sitio, a tua sede aparece pela manhã. Afinal, pertences ao Mundo! :)
    Miss X
  52. digoeu Says:
    belo post que narra um acordar triste!
    ;)
    também já tive!
  53. joaninha Says:
    Para ti, amiguinho, deixo-te estas palavras...

    Fechei a minha janela à vida,
    parti com destino incerto...
    depois de amar e ser preterida
    por quem estava mesmo tão perto...

    Todas as cores, as tuas cores
    e a água que vais bebendo,
    recordam-me todos aqueles amores,
    já sem vida e por quem vou morrendo

    E da janela onde tanto vi chover
    onde tanto esperei ver-te aparecer,
    restará um cortinado fechado...

    Quando envolto no nevoeiro passavas
    e distraído, nunca me olhavas,
    Em silêncio, dizia seres meu amado.

    Com votos de que tudo seja como desejas. Um abraço
  54. isabel Says:
    temos saudades!

    a música...excelente...
  55. ana tomás Says:
    Passei por aqui, li... gostei muito e guardei o endereço para voltar sempre...

    Beijinho
    Ana Tomás

    http://tigre-de-papel.blogspot.com/
  56. Anónimo Says:
    Tambem podemos pensar que nos deitamos sempre.. e que nos levantamos sempre... é o que nos motiva a seguir em frente!
    Mesmo sendo uma rotina, todos os dias encontramos coisas novas no meio das de sempre... por mais pequneinas que sejam!
  57. Daniele C. Says:
    quebre as vidraças.

= Leave a Reply