Não sei o que queres dizer com glória, disse Alice.
Humpty-Dumpty sorriu, com desprezo. Claro que não, até que eu te diga. Quero dizer "aí tens um belo argumento que te arruma!"
Mas "glória" não significa um belo argumento que te arruma
, objectou Alice.
Quando eu uso uma palavra, disse Humpty-Dumpty, em tom de escárnio, ela significa o que eu decidir que significa, nem mais nem menos.
O problema é, disse Alice, se se pode obrigar as palavras a significar tantas coisas diferentes.
O problema é, disse Humpty-Dumpty, quem manda. Apenas isso.

Lewis Carroll, Alice no país das maravilhas




rascunhos
de
abordagens
(eventualmente)
literárias



GNM


Nasci muito perto do fim dos anos 70. O meu nascimento aconteceu às primeiras horas de um dia gelado de Dezembro, e, desde aí, jamais consegui libertar-me do frio que se fazia sentir naquele dia. A normalidade foi algo que durante toda a vida inconscientemente ansiei, mas sempre recusei. Em criança ela espreitava-me durante a noite, olhando-me do lado de fora da janela. E eu, fingindo não a ver, fechava as cortinas...

Lançamento...

⊆ sábado, junho 17, 2006 por GNM | . | ˜ 62 comentários »

Foi ontem a sessão de lançamento do livro “NADA em 53 vezes”.
Agradeço a todos os que, com a sua presença, fizeram com que esta noite fosse tão especial, tornando-a inesquecível para mim!

Para quem não pôde estar presente, seguem duas fotografias da noite de ontem -tiradas pelo meu amigo fotógrafo, Ognid -, assim como a fotografia da contracapa deste livro.

A todos, muito obrigado!


Da esquerda para a direita: o meu amigo Emanuel Vitorino, apresentador do livro; eu, e a Avelina Ferraz, da Papiro Editora.

A assistência.


62 respostas a Lançamento...

  1. Lagoa_Azul Says:
    Nunca é demais felicitar-te pelo teu livro,

    Infelizmente não pude estar presente, mas pelas fotos aqui exibidas o apoio é geral.

    Que este seja apenas o inicio da longa caminhada que desejo-te por longos quilometros de palavras ainda por percorrer...

    Um beijo com carinho,
  2. Maria Carvalho Says:
    ADOREI TER ESTADO PRESENTE!!! DESEJO-TE TUDO DE BOM. QUEM ESCREVE COMO TU É POETA. BEIJOS.
  3. lena Says:
    fiquei contente por tudo ter corrido bem,

    pelas imagens que vi tiveste um grande apoio e isso fez-me feliz, pena que não pude esta presente, é tudo muito recente e ainda não estou em condições para fazer longas viagens

    vou querer ter em breve esse livro nas minhas mãos, para os meus olhos se poderem deliciar com a tua excelente poesia

    deixa que te felicite, mesmo por aqui e que este primeiro livro seja o abrir de portas dos muitos que irás publicar

    o meu beijo, querido Poeta e um abraço com muito carinho misturado no êxito que desejo que tenhas

    lena
  4. Thiago Forrest Gump Says:
    Meus parabéns! :D



    Bom fim de semana
  5. poca Says:
    bem, então eu que só cheguei aqui hoje... espero que o teu livro tenha sucesso e acima de tudo que consigas manter permanente essa sensação de conquista... sei qeu é boa.
    beijinhos e bom fim de semana
  6. Anónimo Says:
    Em pensamento eu estive presente. Acredita;);) Grande abraço
  7. Francesca Says:
    Meu menino ontem correu tudo mt bem :) Adorei mesmo!!

    E a ideia de lerem alguns dos teus poemas foi brilhante!!!

    Beijo e que venham outros livros :)
  8. joaninha Says:
    Parabens!
    Pelo que percebo, felizmente, correu tudo bem, aliás, como esperava.
    Estive em pensamento contigo, sem te deixar um minuto, mas fisicamente foi mesmo impossível, pelo que te peço mil perdões. Depois te direi dos revezes do dia de ontem. Assim que possível, quero uma dedicatária, porque não vou deixar de ter o teu livro.
    Um grande beijo para ti e votos das maiores felicidades.
  9. jorgeferrorosa Says:
    Parabéns pelo teu livro!
    Dadas as circunstâncias,e por motivos profissionais, tendo em conta a hora tardia que me despachei, não me foi possível estar presente no respectivo evento. Por tal, espero que compreendas, e perdões a minha falta involuntária.
    Pelo que vejo, correu muito bem, o que me agrada bastante. Desejo-te felicidades para a divulgação do mesmo. Com um abraço sincero.
    Jorge
  10. Anónimo Says:
    Apenas um sorriso, um beijinho e um obrigado!!!! ;) Parabéns!!!
  11. Anónimo Says:
    De Aran_aran: Apenas um sorriso, um beijinho e um obrigado!!!! ;) Parabéns!!!
  12. Maria Inês Rafael Says:
    Gostava de um dia retirar da minha estante o pequeno romance que escrevi... mas o caminho ainda é longo e é difícil a sua vitória.

    Parabens pela publicação. Irei comprar certamente.
  13. Maria Papoila Says:
    Que os Deuses e o Universo te iluminem...e que nos encantes com as purpurinas do teu sucesso!

    Vou ter de ler esse livro!
    1 bjo para ti Gonçalo
    :)
  14. Anónimo Says:
    Querido poeta Gonçalo,

    como já é do teu conhecimento, sempre adorei os teus posts... mas este... bem, não tenho palavras. Nunca pensei que colocasses aqui fotos da apresentação do teu livro, o que, confesso, foi uma imensa alegria para mim, pois tive muita pena de viver longe de Lisboa e por isso não ter estado presente. E gostei principalmente de saber como és fisicamente. É muito interessante, uma surpresa, um sentimento que não sei explicar sempre que conhecemos a escrita de alguém que não conhecemos fisicamente.

    Para além de escreveres maravilhosamente bem, tens uma cara muito bonita :)

    Gostei muito de ver que havia tanta gente! Da próxima vez que for à Fnac, vou de lá sair com o teu livro de certeza...

    Despeço-me por agora como costumas fazer: Deixo-te um beijinho. E obrigada por me teres concedido a honra de ter um cheirinho do que foi essa tua noite...
  15. Anónimo Says:
    Meu lindo =)
    Tu... Tu... Tu, simplesmente mereces
  16. Anónimo Says:
    Caro amigo Gonçalo

    Que prazer conhecer o rosto que se esconde por detrás das tuas maravilhosas palavras
    Sabia que não te faltaria apoio no lançamento deste (mais que esperado) livro. O primeiro passo é sempre o mais dificil, outros advirão e dar-te-ão o devido reconhecimento da tua palavra no mundo e destino que escolheste.
    Pois adivinho-te grandes vôos a realizar futuramente...
    Cá estaremos para incentivar e ajudar a voar.


    O meu sincero e fraterno abraço
    para o amigo Gonçalo

    Luís Monteiro da Cunha
  17. justine Says:
    parabéns meu amigo!

    a virtude não reside no facto de nunca cairmos, mas sim no facto de nos levantarmos após a queda.

    obrigada pela mensagem :)

    um xi *
    justine
  18. Anónimo Says:
    E eu que já conhecia essa cara...só posso dizer que existia muito mais cor por lá.A cor e o som de todas as palavras oferecidas.Obrigada mais uma vez por te ver assim.Realizado.

    Gonçalo Nuno querido.
  19. Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! Says:
    *
  20. Poesia Portuguesa Says:
    E, agora qunado é no Porto, ou em gaia? Espero que avises...~

    Um abraço e mais uma vez Parabéns pelo lançamento...

    ;)
  21. digoeu Says:
    parabéns,uma vez mais!
    ficou gira a reportagem fotográfica!!
    Ainda não tenho o livro!!
    ;)
  22. Anónimo Says:
    Parabéns...
  23. Anónimo Says:
    Não consegui lá ir, mas o que interessa é que tenha corrido tudo bem. O próximo passo é procurar o teu livro e lê-lo, aposto que de um folego apenas!

    Beijinho.
  24. Pink Says:
    Fico feliz por ti por tudo ter corrido pelo melhor! Continuo a lamentar não ter podido estar presente ... mas ficava um tudo nada longe demais :-)

    Um beijo e mais uma vez Parabéns e votos de muito sucesso!
  25. Light Says:
    Gostei muito de estar presente,de te conhecer e de trazer para casa os melhores poemas que escreveste.
    Parabens!
  26. Menina Marota Says:
    Parabéns pelo lançamento!

    E, agora segue-se em Gaia ou no Porto, não é?

    Um abraço ;)
  27. Anónimo Says:
    só hoje tive oportunidade d comentar... cm já te tinha dito; fico feliz por todo o teu sucesso! um beijo

    CR
  28. Anónimo Says:
    uauuuuuuuuuuu!!!!!

    já posso associar um rosto às palavras, que bom (e que rosto), faz favor de não te babares, eheheheheheheheheh

    e mais uma vez parabéns, parabéns, parabéns, vais ter sucesso, mereces e nós os que gostamos do que tu escreves, também merecemos.

    buaaaaaaaaaaaa, que não consegui lá estar, ehehehe, mas já tenho o livro, e vou querer autografo :)

    beijo de sucesso garantido e sorriso para ti.
  29. Anónimo Says:
    Gonçalo, parabéns! Não pude lá estar mas já aqui tenho o livro, com aquele cheirinho gostoso do papel a dar mais sabor às tuas palavras. Obrigada pela dedicatória.
    Um beijo e muitas felicidades
  30. Anónimo Says:
    ...mas viste sim.olhaste de raspão.e tive vergonha...sou assim.sei que o que faço na vida não me deixa muito espaço para o embaraço.

    beijo Gonçalo Nuno
    da cara bonita.
  31. Unknown Says:
    Hoje, 19 eh o 2o aniversario da nossa doce Carmencita e estas convidado para partilhar de nossa alegria...
    Muitos beijos!
  32. Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! Says:
    *** :)
  33. Anónimo Says:
    Olá.
    Eu sou o amigo da Maria Sales, por quem foste felicitado no Saldanha.
    Andava a peregrinar pelo Sete-Mares e dou com este blog.
    O Mundo é pequeno.
    Já sei que correu tudo bem.
    Vai-te a elas (as letras com que se cozinham os poemas).
  34. Leonor C.. Says:
    Parabéns! Fico feliz por ti e lamento não poder estar presente.
    Muitas felicidades.
  35. Leonor C.. Says:
    Em boa hora passei por aqui pois adorei tudo o que li.
    A tua poesia é fabulosa! Podes acrescentar-me à lista das tuas admiradoras!

    Bjs.
  36. Anónimo Says:
    Felicito-te! e... gostei de ler-te.
  37. gato_escaldado Says:
    muito parabéns. conheço alguns dos teus poemasque considero muito. vou adquirir o livro e espero um autógrafo.. um dia! abraços
  38. Anónimo Says:
    Caro Gonçalinho,

    como deve ter reparado não viu entrar ninguém com uma coroa na sala, logo deve ter deduzido que a Princesa não apareceu!!! Deduçaõ correctissima :D

    Que pena!!! :( bom estive fora...umas mini-férias. Mas faço questão de comprar o teu livro. Fico com pena de não ser autografado.

    Olha, agora que és famoso, achas que podes mandar fazer um poster teu grandeeee, autografado para eu colocar na parede o meu quarto!!! (ehehehe)

    Muitos parabéns...mereces!!! E espero sinceramente que o teu livro seja um sucesso

    beijossss (recatados) tá claro!!!
  39. Anónimo Says:
    Grande Gonçalex sed lex,
    Peço desde já desculpa aos que estiveram presentes no lançamento do livro do Gonçalo, mas como ainda não aprendi a ler como deve ser a coisa não correu como esperava.. a sorte é que a malta percebeu o poema porque está publicado... heheheh.
    Gonçalex, só te posso dizer uma coisa... Parabéns!! Até que enfim que o blog deu à estampa, e como acompanhei o processo mais ou menos de perto, confessa-me lá uma coisita... sabe bem não sabe??? Eu sei... Alea jacta est!!!!
    Depois de Comunitário vou voltar aos incêndios.
    Afinal , e na minha modesta opinião este "Nada..." tem lá TUDO o que é preciso para lavar a alma!!!
    Um abraço e ... sexta lá estaremos!!!
  40. Raquel Vasconcelos Says:
    Seria quase um crime não felicitar o autor também no seu blog...
    Apesar de ter expresso anteriormente muito do que penso, gostaria de acrescentar ao título minuciosamente retalhado e explicado, o que sinto: extremamente poético.
    E ainda que, de entre as belas palavras que li - e outras que reli e ouvi - existe um poema que "me persegue":
    "Rosas".
    Quem o leu ou venha a ler, certamente compreenderá o porquê...

    Continua assim Gonçalo,
    Beijo
  41. Susana Fonseca Says:
    Pretendo lê-lo muito em breve...
  42. Isa e Luis Says:
    Parabéns pelo lançamento menino das palavras,

    Irei ler o teu livro!

    Beijinhos muitos


    Isa
  43. Anónimo Says:
    Parabens pelo livro. A capa está óptima e o que está lá dentro já eu conheço um pouco e é bom. Tudo de muito bom.
  44. Carla Says:
    Fantástico!
    Sala cheia
    PARABÉNS
    Beijos
  45. zita Says:
    Onde podemos comprar o livro???
    Onde é o proximo lançamento?
  46. Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! Says:
    esqueci-me de agradecer o facto de me ter mencinado como amiga da blogosfera, no autógrafo...
    Obrigada (EX noite)
  47. Fortunata Godinho Says:
    Gonçalo:
    Que prazer ter um verdadeiro escritor a escrever para mim...
    Obrigada pelas tuas palavras e pela passadeira vermelha...
    Vou ver se compro o teu livro e voltaremos a falar. Até lá: um bom dia.
  48. Madeira Inside Says:
    OLá Gonçalo!!
    Ainda bem que tudo correu BEM! :)
    Um dia irei ler o teu livro!!

    Ah! Não tinhas dito que eras jeitoso :P

    hehe
    Bjs
    Sorrisos
  49. Anónimo Says:
    Tive pena de, afinal, não poder estar presente, mas eu estava de férias e acabaram por se prolongar até Domingo.
    Vejo que tudo correu bem e foi uma noite memorável.
    Que venham mais e eu possa ver. :-)

    Bj doce, Gonçalo
  50. alice Says:
    querido gonçalo,

    venho aqui todos os dias à espera de um novo post

    espero-te bem e deixo-te um grande beijinho

    saudades ;)

    alice
  51. segurademim Says:
    ... fico super feliz, por esses momentos marcantes terem sido tão bons para ti!

    desejo-te o maior sucesso, sinceramente

    (não moro em alfama, sou apenas frequentadora... com e sem festas)

    beijo
  52. BlueShell Says:
    Minha jóia...eu não pude ir...mas fico mesmo muito feliz por ti! e...já agora.... Já alguém te disse que...ÉS BONITO????
    Pois digo eu! ès mesmo!

    BShell
  53. Anónimo Says:
    ...penso que ouvimos tudo.já estava muita gente quando chegámos ...mas nada nos faltou,gostamos tanto.

    Gonçalo Nuno...estou eu...como estará a presença de uma qualquer outra mulher.são lindas as palavras que deixas escritas no meu coração...mas são tão profundas que qualquer mulher se encontra nelas.dentro delas.num aconchego que apetece abraçar.

    se assim o dizes...assim o guardo,como se fosse todo meu.só meu...e adormeço.tenho tanto sono Gonçalo Nuno.como podes imaginar...só quero dormir.e um colo.beijo...muitos.tantos.menino bonito.:)
  54. Anónimo Says:
    ...ah...e o antro!que horror.
    Já sei já sei...não faz mal nenhum.tenta saber-me melhor.por favor.
  55. Anónimo Says:
    Gonçalo,

    foi um prazer ter ainda conseguido assistir à última parte da apresentação do teu livro. Ouvi ainda todos os poemas que foram lidos, e... acredita, por fim já nem os lia, ouvia simplesmente porque as palavras estavam todas cá dentro!

    Adorei conhecer-te, tiveste uma sala só para ti e o ambiente estava magnífico. Este foi o primeiro passo num caminho que deves percorrer. Desejo-te as maiores felicidades e que tenhas muitas noites como a que já passou. Mereces isso!!!

    Quanto ao livro... meu amigo, está tudo dito quando afirmei que encontrei muita coisa que já estava na minha memória!!!

    Os meus sinceros parabéns!!!

    UM GRANDE SORRISO!!!!!!!!!!!!!!!!!
  56. Å®t Øf £övë Says:
    GNM,
    Parabéns pela concretização do sonho. Que tudo corra pelo melhor daqui para a frente.
    Recebi o teu convite no meu blog para estar presente, mas infelizmente foi-me impossível porque estou longe de Lisboa.
    Abraço.
  57. isabel Says:
    Muitas felicidades Gonçalo.

    Pelas fotos percebo que foi um sucesso :)

    Beijinhos
  58. MS Says:
    Foram inúmeras as vezes q vim até tentar aqui deixar-te um pensamento de amizade! Como ñ conseguisse, escrevi no meu espaço o q passo a transcrever:

    «Gonçalo, tentei deixar um comentário no post do lançamento de teu livro, mas ñ ne foi permitido por qq anomalia!

    Aqui deixo, mais uma vez, votos de gd sucesso, mas acima de tudo de profundo sentimento de realização íntima !

    E q seja o melhor incentivo para o desbravar da senda dos poetas lusos!

    Q a língua mátria te faculte todas as emoções postas em sons e grafias cristalinas de teu eterno sentir!»

    bjs lindos em tons de azul indigo [a espiritualidade]
  59. Anónimo Says:
    GNM gostei de saber que tudo correu bem no lançamento do livro, e olha és bonito por dentro e por fora tambem. Beijinho*
  60. Kalinka Says:
    OLÁ GONÇALO
    Uns dias antes do lançamento do teu livro, disse que iria estar presente, pois para mim é sempre bom ir até ao Cascaishopping, e juntaria o útil ao agradável.
    Mas, se fores ver o meu blog, poderás saber o motivo da minha ausência no lançamento, problema de saúde, poderás imaginar que entre 1 coisa e outra, preferia milhões de vezes ter estado lá.
    Mas a Vida prega-nos destas partidas, quando menos esperamos.
    Fico Feliz por ter a oportunidade de ver estas fotos, conhecer a cara de quem está por trás das palavras, e ver a sala cheia de pessoas, que bom. PARABÉNS.
    TU mereces e o sucesso virá com o tempo, embora já tenha sido para ti um momento de grande sucesso o lançamento da tua 1ª obra. Beijo.
  61. susana Says:
    parabéns, parabéns, parabéns....(e nada mais digo)

    (enganei-me, tenho de dizer mais uma coisa)
    MUITA, MUITA SORTE PARA O LIVRO.
  62. Anónimo Says:
    Parabéns!

    Hoje que o dia se mostrava cinzento. Hoje que o sol se negava a tocar-me. Hoje que os meus sonhos tinham ido de férias. Hoje... que estava condenada a muchar, encontrei na net este blog fantástico! Os teus poemas regataram-me de mim!
    Como é obvio não estive no lançamento do livro, como é obvio ainda não o li e como é mais obvio ainda vou visitar a fnac já amanhã!!!
    Obrigada, foram as palavras certas, no dia certo na hora exacta!
    (Ah! Quase me esquecia, saber que neste país, alguém que tem quase a minha idade e que tem talento, será reconhecido por isso e não porque se vendeu a um qualquer programa de televisão, faz-me acreditar que ainda é possível... dá-me esperança!)

    Um beijo.

= Leave a Reply