Não sei o que queres dizer com glória, disse Alice.
Humpty-Dumpty sorriu, com desprezo. Claro que não, até que eu te diga. Quero dizer "aí tens um belo argumento que te arruma!"
Mas "glória" não significa um belo argumento que te arruma
, objectou Alice.
Quando eu uso uma palavra, disse Humpty-Dumpty, em tom de escárnio, ela significa o que eu decidir que significa, nem mais nem menos.
O problema é, disse Alice, se se pode obrigar as palavras a significar tantas coisas diferentes.
O problema é, disse Humpty-Dumpty, quem manda. Apenas isso.

Lewis Carroll, Alice no país das maravilhas




rascunhos
de
abordagens
(eventualmente)
literárias



GNM


Nasci muito perto do fim dos anos 70. O meu nascimento aconteceu às primeiras horas de um dia gelado de Dezembro, e, desde aí, jamais consegui libertar-me do frio que se fazia sentir naquele dia. A normalidade foi algo que durante toda a vida inconscientemente ansiei, mas sempre recusei. Em criança ela espreitava-me durante a noite, olhando-me do lado de fora da janela. E eu, fingindo não a ver, fechava as cortinas...

Pedras

⊆ terça-feira, abril 11, 2006 por GNM | . | ˜ 33 comentários »

Pedras. Reconheço-me nas pedras.
Nuvens violentamente negras e pedras
amontoadas de um castelo que ruiu.

O sol fundiu-se, a cidade está afónica.
O calor dos passos acesos
alenta este silêncio de vão de escada.

Musica longínqua, remota.
Um bêbado cambaleante fermenta na voz:
«Já não temos tempo…»

Calo-me
à luz implacável do tacto frio da ausência.

Calam-se as palavras,
seca a tinta da caneta,
é o grito do caos.

E assim perdemos tudo…


33 respostas a Pedras

  1. Eli Says:
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
  2. Eli Says:
    Rochas que um biólogo observa atentamente, que tenta decifrar, classificar, descodificar...

    Escreves à luz da inspiração que não tens, mas absorves e...

    :)
  3. Eli Says:
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
  4. Anónimo Says:
    Encadeamento de palavras encantador mas... comtemplativo, triste, "agressivo",algum desencanto? Talvez!

    Já começo a ficar habituada a estas palavras q tanto dizem... mas... "É o grito do caos"...com consequente perda... acrescento:

    Do caos nasce sp algo...

    Um bom resto de semana. :)
  5. Carla Says:
    Sou Pedra, fria, escura, sem vida...
    Apenas me quedo ali...
    Tudo perdeu o sentido
    Já não acredito...
    Tombada no caminho
    APENAS Sobrevivo...
    Aos pontapés de quem passa
    E não me vê...

    Bjx
  6. nana Says:
    obrigada.vim cá retribuir e deixar uma coisa que sei que aprecias e sempre é bom receber:
    :) sorrisos
  7. Anónimo Says:
    Que feliz me fizeste!!!

    Sabes onde estou. As portas estão sp abertas de par em par ...

    Beijinhos.
  8. isa xana Says:
    gostei do caos, da agressividade... ficou muito bem escrito

    *
  9. Anónimo Says:
    podemos perder tudo, mas ganhamos nos sonhos que não se esgotam e que se regam com palavras assim!!!!
    Beijokinhas da,
    Bia
  10. Lady Says:
    Se nada morresse, nada voltaria a renascer... com a morte nasce a vida... com o caos nasce a ordem... A música é lindissima e acompanha muito bem este teu ultimo poema realçando-o mais ainda! Beijinhos e inté...
  11. Anónimo Says:
    Muito lindo! Escreve tão bem. As suas palavras são suaves como veludo e cortante como farpas! Como uma sinfonia de momentos fortes e suaves!
    Gostei muito.
    Um abraço amigo,
    Daniela Mann
  12. joaninha Says:
    Não tenho palavras para agradecer os momentos agradáveis que me ofereces, quando leio a tua poesia. Inspiras e enches de beleza o que parecia triste e amorfo. Para ti, aqui vão estas palavras:

    DAS TUAS PALAVRAS

    … … … … … … … … … … … …
    Calo-me
    À luz implacável do tacto frio da ausência.
    … … … … … … … … … … … …

    O frenético movimento das palavras,
    Às vezes não ditas,
    É o viver não vivido,
    De sonhos-tormento,
    Que nos faz perder tudo…

    E o silêncio é o caos
    Entre penhascos graníticos,
    Numa monumentalidade esmagadora:
    Escuros, tristes…moribundos,
    Testemunho das desditas
    Com o que, num qualquer momento,
    Me desvaneço e iludo
    Numa vontade enganadora
    de desejos oriundos
    nas entregas ilícitas
    E nas carícias do vento…
    Que deixam a paz enganadora
    A quem não tem mais nada a perder….


    Um beijinho amigo
    12.04.06
  13. Maria Carvalho Says:
    Não. Não perdemos tudo. 'Na tua cidade submersa aprenderemos a crescer e voaremos...'. Muitos beijos para ti, sentidamente, como sempre!
  14. greentea Says:
    com as pedras desabadas , teremos o tempo de reconstruir um novo castelo.
    Tem um bom dia!
  15. Anónimo Says:
    Começar de novo é sempre uma alternativa.. um beijo e um sorriso.. **
  16. Anónimo Says:
    Acredita que sim. Mereces.
  17. susana Says:
    as pedras são o testemunho da vida dos homens. o k não é escrito nas folhas, fica escrito nas pedras.

    5*
  18. Anónimo Says:
    Boa noite...

    Há muito que aqui não vinha...

    e
    beijo
  19. Maria Carvalho Says:
    Bom fim de semana para ti. Beijos.
  20. Carla Says:
    Já tinha comentado este post, no entanto não podia passar por aqui sem deixar votos de uma Santa e Feliz Páscoa.
    Bjx e bom fim de semana.
  21. digoeu Says:
    obrigada pelas belas palavras que lá deixaste e sorriso também!!
    ;)
  22. Cristina Says:
    Uma Pascoa feliz para ti e para toda a familia
    beijinhu GRANDE
    :)
  23. Å®t Øf £övë Says:
    GNM,
    As tuas palavras e esta musica da Bjork, formam uma simbiose perfeita.
    Aproveito para te desejar uma Páscoa feliz.
    Abraço.
  24. Cláudia Says:
    O desabar de algo nosso é a coisa mais fácil de acontecer, porque se dá de um momento para o outro, mas a mais difícil de esquecer, porque leva para "lá" algo de nosso... Beijos!
  25. Light Says:
    ...E ASSIM PERDEMOS TUDO...
    Palavras que me deixam a pensar!
  26. Anónimo Says:
    Já não se constrói castelos como antigamente...mas as tuas palavras ficam. Um grande abraço e excelente fim de semana.
  27. Anónimo Says:
    Junta as pedras, faz um abrigo e junto de quem quiseres passa uma boa Páscoa!

    Beijinhos
  28. Thiago Forrest Gump Says:
    Triste mas intenso!


    Bom domingo de Páscoa
  29. Anónimo Says:
    Olá, venho convidá-lo para vir até ao Amar-ela ver a novidade quentíssima que vos preparei a todos!
    A sua presença seria uma honra para mim!
    Mais não digo...
    Fui!
  30. jorgeferrorosa Says:
    As pedras que econtro, as pedras que me impedem a passagem... as pedras sem nome. Amigo, são as pedras da vida. Tantas pedras, são como as dores da alma, por norma muito dura. As tuas pedras são lindas, estão cheias do tempo, cheias de silêncio e de vagas insinuosas, onde voz cala. Parabéns pelo teu lindo trabalho.
    Abraço.
  31. lena Says:
    pedras...

    um grito do poeta
    o calor de uma música
    onde aimda há tempo

    hoje sou eu que me calo...


    fica um beijo meu num até qualquer dia

    lena
  32. Anónimo Says:
    Existem esses dias em que nos reconhecemos nas pedras. E provavelmente já não temos tempo, mesmo. Mas que não se calem as palavras, ainda assim!
    Beijos
  33. Anónimo Says:
    I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » »

= Leave a Reply