Não sei o que queres dizer com glória, disse Alice.
Humpty-Dumpty sorriu, com desprezo. Claro que não, até que eu te diga. Quero dizer "aí tens um belo argumento que te arruma!"
Mas "glória" não significa um belo argumento que te arruma
, objectou Alice.
Quando eu uso uma palavra, disse Humpty-Dumpty, em tom de escárnio, ela significa o que eu decidir que significa, nem mais nem menos.
O problema é, disse Alice, se se pode obrigar as palavras a significar tantas coisas diferentes.
O problema é, disse Humpty-Dumpty, quem manda. Apenas isso.

Lewis Carroll, Alice no país das maravilhas




rascunhos
de
abordagens
(eventualmente)
literárias



GNM


Nasci muito perto do fim dos anos 70. O meu nascimento aconteceu às primeiras horas de um dia gelado de Dezembro, e, desde aí, jamais consegui libertar-me do frio que se fazia sentir naquele dia. A normalidade foi algo que durante toda a vida inconscientemente ansiei, mas sempre recusei. Em criança ela espreitava-me durante a noite, olhando-me do lado de fora da janela. E eu, fingindo não a ver, fechava as cortinas...

Violeiro

⊆ quinta-feira, janeiro 26, 2006 por GNM | . | ˜ 26 comentários »

Sou um velho violeiro. Construo o último violino.
Reflexo de décadas de mil mágoas esconjuradas,
Ásperas como abismos de encostas escarpadas,
Num regresso à realidade, cruel como o destino.

Eternamente adiado, agora inevitável e repentino,
Materializam-se, em série, as imagens desfocadas,
Stradivarius é um mito diluído em águas passadas,
Esta é a obra derradeira, de som perfeito, cristalino.

Ora forte, perfeitamente profundo, grave e cavernoso,
Ora leve, ligeiramente ondulante, agudo e misterioso,
Capaz de fazer quebrar o cristal das vidas audaciosas.

Será o violino perfeito: obsessivo, exacto, luminoso…
Fruto de goivas, escopros, plainas, e rigor minucioso,
Eternamente nessas tuas mãos, suaves e fervorosas.


26 respostas a Violeiro

  1. Cadelinha Lésse Says:
    Haja unhas para esse violeiro!


    Um xi
  2. Anónimo Says:
    Um violineiro que se entrega de corpo e alma...incontornável cumplicidade entre o que compor e o tocar...gostei destas notas soltas :) Beijinhos e bom fim de semana
  3. Rui Says:
    Estava eu aqui a ouvir o Mozart e a ouvir umas suas aventuras - está por todo o lado, comemoram-se os 250 anos do nascimento - e leio o teu texto. Gostei muito.
  4. psac74 Says:
    O meu pai pretendia que eu fosse um violeiro, mas eu apenas tinha jeito para partir as cordas, como forma de revolta por algo que, na altura não apreciava!
    Agora, vejo como fui "tonto"!

    PS - O som que acompanha este blogue é, simplesmente" fantástico...
  5. Maria Carvalho Says:
    Bonito...Beijos, bom fim de semana.
  6. Anónimo Says:
    E a melodia k tokas é doce...
    Sorrisos com beijos
  7. Fragmentos Betty Martins Says:
    Violino é uma paixão para mim. E o teu "Violeiro" é belíssimo.

    Deixo-te aqui este poema, (que já escrevi faz algum tempo) com muito carinho.

    O Choro do Violino

    Nas cordas de um violino
    Caudais de choro eu consigo ouvir
    Rios afluentes seguindo o seu destino
    Cada nota, caudículo em água caído

    Paganini no fluir mirífico, esplendor!
    “Os Capricci” lágrimas e sangue
    Ora brando ou terrentoso
    Mescla mística tónica, toar de dor e d’amor

    Música de um corpo de cordas feito
    Água que corre, da madeira faz tambor
    Choro de mágoas apertado contra ao peito
    Cordas que gritam! num suave acto osculador.

    Teu corpo de toque macio
    Leva-me para longe, magia de um hino
    Vou na corrente, nesse caudal que é um rio
    Ao som d’esses gemidos, que são teus!
    Violino...

    (© Betty Branco Martins)

    Beijinhos

    Bfs
  8. her Says:
    e todos nós somos como os violinos.. ora fortes, ora leves.. esplendorosos num instante e noutros esquecidos.. com cordas as partidas.. lembrando o que fomos um dia :) até la, e como tu gentilmente sempre me desejas, o melhor é sorrir :) beijo
  9. Lady Says:
    Uma arte diga-se... e acho que já são poucos aqueles que a ela se dedicam! Um vilolino no ombro, sob o queixo que o ampara... nos dedos os acordes, na mão a ligeireza do arco que as beija... uma mestria numa arte de quem sabe... e tudo é melodia!!! Gostei, beijinhos
  10. Anónimo Says:
    Tu e as tuas palavras é que parecem violinos... um violino misterioso que emite um som verdadeiramente mágico, de querer ler e reler, reler, reler... de onde te vem toda essa inspiração?
    Cada dia adoro mais a tua escrita, tens mãos de fada para as palavras...

    Hoje estou um pouco triste, por isso vou ficar-me por aqui... posso contagiar alguém e o que gosto mesmo é de transmitir alegria.

    beijinho.
  11. Anónimo Says:
    Tu e as tuas palavras é que parecem violinos... um violino misterioso que emite um som verdadeiramente mágico, de querer ler e reler, reler, reler... de onde te vem toda essa inspiração?
    Cada dia adoro mais a tua escrita, tens mãos de fada para as palavras...

    Hoje estou um pouco triste, por isso vou ficar-me por aqui... posso contagiar alguém e o que gosto mesmo é de transmitir alegria.

    beijinho.
  12. Carla Says:
    uma lufada de ar fresco este poema musical :)
    Bjx e bom fim de semana
  13. Anónimo Says:
    Estas palavras já têm a sonoridade de um acorde tirado de um stradivarius...talvez tocado por Sherlock Holmes...quem saberá...são sonhos...
  14. Anónimo Says:
    Um acorde perfeito, tocado no violino, por mãos de mestre. Bom fim de semana :)
  15. Pink Says:
    Poema belo de imagens expresivas e de tema pouco vulgar!
    Gostei ... e tento seguir o teu conselho e sorrir :-))

    Beijinho
  16. Sara Mota Says:
    Ai, ai. Não consigo ler nada com esta música de fundo, pá! Apre.

    lol

    Gê éne éme, tem um bom fim-de-semana :)*
  17. Anónimo Says:
    E porque sem saber deixei d comentar, pensava q ja n existia mas ainda existe... a enorme feitura das tuas palavras quebra o meu silencio, simplesmente,parte.se como um prato q cai da bancada e q fica desfeito em + d mil pedaços... Continuo na enorme ignorancia de saber quem es, quem foste ou quem viras a ser. Talvez a ignorancia do meu saber seja um dia descberta com a increteza d uma certeza.
  18. lena Says:
    um belo soneto!

    cada verso teu ondula ao som do violino, misterioso

    a magia tomou conta de mim em cada momento que te lia e escutei esse violino

    beijinhos meus, muitos

    lena
  19. Cláudio B. Carlos Says:
    Oi GNM!

    Belíssimo soneto.
    Abraços do CC.
  20. Luís Monteiro da Cunha Says:
    Vou comentar aqui... mas poderia ser em qualquer outro.
    Deslumbro-me nas palavras e na sonoridade que estas me transmitem em cada verso... e digo-te caro amigo... são musica nos meus sonhares.

    Abraço-te caro poeta
  21. Anónimo Says:
    Muito bonito este poema!
    É sempre bom ler-te!
    Tem um óptimo fim-de-semana!
    ~*~
  22. Bird Says:
    Sempre com esta enorme capacidade de transformares as palavras em música...
    Um beijo muito grande
  23. Å®t Øf £övë Says:
    GNM,
    O violino é um dos instrumentos que nos permite apurar os nossos sentidos porque nosa proporciona musica.
    Bom domingo.
  24. greentea Says:
    a obra nunca estará acabada, será sempre preciso dar-lhe mais um retoque, uma afinação, uma pincelada aqui e ali...
    boa música!
  25. Madeira Inside Says:
    Como adoro esse instrumento, belo!!
    Adorei também o poema "postado" antes deste!!! Líndo!
    Beijinhos
    Sorrisos :)
  26. Maria Azenha Says:
    gostei
    muito

    bfs,

    ***maat
    A música e canto são excelentes

= Leave a Reply