Não sei o que queres dizer com glória, disse Alice.
Humpty-Dumpty sorriu, com desprezo. Claro que não, até que eu te diga. Quero dizer "aí tens um belo argumento que te arruma!"
Mas "glória" não significa um belo argumento que te arruma
, objectou Alice.
Quando eu uso uma palavra, disse Humpty-Dumpty, em tom de escárnio, ela significa o que eu decidir que significa, nem mais nem menos.
O problema é, disse Alice, se se pode obrigar as palavras a significar tantas coisas diferentes.
O problema é, disse Humpty-Dumpty, quem manda. Apenas isso.

Lewis Carroll, Alice no país das maravilhas




rascunhos
de
abordagens
(eventualmente)
literárias



GNM


Nasci muito perto do fim dos anos 70. O meu nascimento aconteceu às primeiras horas de um dia gelado de Dezembro, e, desde aí, jamais consegui libertar-me do frio que se fazia sentir naquele dia. A normalidade foi algo que durante toda a vida inconscientemente ansiei, mas sempre recusei. Em criança ela espreitava-me durante a noite, olhando-me do lado de fora da janela. E eu, fingindo não a ver, fechava as cortinas...

Tu

⊆ segunda-feira, dezembro 19, 2005 por GNM | . | ˜ 20 comentários »

Eclipsaste com um sorriso as tempestades violentas,
E com um simples toque das tuas mãos cariciosas,
Transformaste o céu de nuvens espessas e cinzentas,
Num veludo azul, com delicadas nuvens plumosas.

Emprestaste ao vento o teu perfume de maresia,
Em redor pairam aragens do teu aroma refrescante,
Esse teu cheiro é sonho, é esperança, é poesia,
O sol intimidou-se perante o teu olhar cintilante.

Fizeste do mundo uma contemplação maravilhosa,
E em cada vale, em cada rio, em cada colina…
Pairam reflexos suaves da beleza despretensiosa,
Que resplandece de ti e generosamente os ilumina.

Roubaste-me as lágrimas. São orvalho prateado!
Refizeste cada uma das tristezas numa nova flor!
Partamos agora. O caminho é longo e acidentado,
Até chegarmos à perdição dos eucaliptos do amor.


20 respostas a Tu

  1. nana Says:
    gnm, adivinha-se um sorriso largo;
    esse "tu" foi capaz do improvável!!
    ;)
  2. Maria Carvalho Says:
    Maravilhos! verdadeiramente lindo! Desejo-te um Feliz Natal, que os sonhos nunca nos deixem...Beijos para ti.
  3. Rosario Andrade Says:
    Bom dia!!!!
    Muito bonito... adorei especialmente por ser mais positivo, um pouco distante da tua visao pessimista do mundo. Sera que o Amor te esta a mudar?

    Uma boa semana e um Feliz Natal!
    Abracicos!
  4. Anónimo Says:
    Está lindo, simplesmente lindo...
    e tu por vezes consegues fazer isso...
    GMDT
    Tentarei....
    Sorrisos e beijinhos
  5. Rita Says:
    O sorriso... as mãos... o perfume a maresia... o olhar... E a "perdição" pelos eucaliptos...

    Perfeito, a descrição perfeita para uma relação perfeita!

    Um beijo querido Gonçalo...
  6. simplesmente...mais eu Says:
    Fabuloso!
  7. Anónimo Says:
    Ao som das tuas palavras, foi uma viagem interessante esta que percorri deliciosamente pelos cantos do teu blog. Parabéns (atrasados se o tal dia gelado de Dezembro já passou; se não passou aceita-os pelo blog).
  8. Leonor Says:
    ola gonçalo. (vi o teu nome no mail). gosto de poesia de palavras simples que eu entenda a mensagem à primeira leitura e depois saboreie à segunda.

    a tua é-o.

    abraço da leonoreta
  9. nana Says:
    obrigada por lá passares!
    ;)
  10. António Says:
    "Segredos", "Segunda vida", "Caminho" e "Tu".
    Os quatro poemas que li desta vez.
    Todos eles dignos de um autor consagrado.

    Obrigado pela tua visita ao meu canto.
    Eu tenho uma semelhança com o Saramago: não sei fazer a pontuação correctamente.
    eh eh

    Abraço
  11. Lady Says:
    Gostei! Beijinhos e um natal cheio de magia! ;)
  12. Carla Says:
    embriagas-me os sentidos com as tuas palavras...
    Bjx
  13. Anónimo Says:
    Realizações, Alegrias, Saúde muito Amor e Paz!E sobretudo saber viver em liberdade...

    Os meus melhores votos aos amigos e a todos aqueles que me comentaram desejo-vos um Santo e Feliz Natal, e que o Novo Ano 2006 esteja incluído nas vossas vidas tudo isto que vos desejo.

    Boas Festas
    Abraços fraternos
  14. Anónimo Says:
    EUUUU??? Sério???!!! bigado bigado (levantando a mão direita e acenado em sinal de agradecimento)...um poema delicioso ;)
    Aproveito para te desejar Um Feliz Natal para ti e familia. Bjs da Princesa
    PS Aquela analogia de «montanha invernosa» hmmm
  15. Raio de Sol Says:
    Aqui ficam os meus votos para que todos os vossos desejos se tornem realidade, sempre que pedidos com muita fé e esperança, e que o vosso Natal seja em paz, rodeados da família ou de quem mais vos ame, para que dentro dos embrulhos não vá apenas uma prenda, mas ternura, amor e carinho mascarados com papel e fita...jinhuz e volto sempre...
  16. Anónimo Says:
    TU!!!!
    Embora atrasado chego sempre a tempo.
    PARABENS, em duplo sentido. Pelo que escreves e por teres sido apresentado ao mundo num dia frio de Dezembro há uns tempos atrás!
    Porta-te bem... se conseguires
    ;)
  17. Cadelinha Lésse Says:
    Se o caminho for acidentado, terás mais forças para percorrê-lo. E o resultado, esse, será incomparavelmente melhor, mais sólido, mais permanente.

    Um abraço
  18. Passaro Azul Says:
    Belo poema em que a força do amor tudo transforma.
    Passei para te desejar um Santo e Feliz Natal para ti e todos os que te estão proximos.
    Que 2006 seja o ano da Esperança concretizada.
    Um forte abraço com amizade :)
  19. Cláudio B. Carlos Says:
    Oi!

    Muito bom!

    Abraços do CC.
  20. Anónimo Says:
    FELIZ NATAL C TD DE BOM!BEIJO GRANDE

= Leave a Reply