Não sei o que queres dizer com glória, disse Alice.
Humpty-Dumpty sorriu, com desprezo. Claro que não, até que eu te diga. Quero dizer "aí tens um belo argumento que te arruma!"
Mas "glória" não significa um belo argumento que te arruma
, objectou Alice.
Quando eu uso uma palavra, disse Humpty-Dumpty, em tom de escárnio, ela significa o que eu decidir que significa, nem mais nem menos.
O problema é, disse Alice, se se pode obrigar as palavras a significar tantas coisas diferentes.
O problema é, disse Humpty-Dumpty, quem manda. Apenas isso.

Lewis Carroll, Alice no país das maravilhas




rascunhos
de
abordagens
(eventualmente)
literárias



GNM


Nasci muito perto do fim dos anos 70. O meu nascimento aconteceu às primeiras horas de um dia gelado de Dezembro, e, desde aí, jamais consegui libertar-me do frio que se fazia sentir naquele dia. A normalidade foi algo que durante toda a vida inconscientemente ansiei, mas sempre recusei. Em criança ela espreitava-me durante a noite, olhando-me do lado de fora da janela. E eu, fingindo não a ver, fechava as cortinas...

Adeus...

⊆ quarta-feira, dezembro 21, 2005 por GNM | . | ˜ 31 comentários »

Tudo está morto. Incorrigivelmente morto.
Como pode morrer algo que nunca viveu?
Desperto a meio da noite, triste e absorto,
Foi um sonho que tive. Nada aconteceu.

Foste embrulho cúbico em papel fantasia,
Enfeitado com um laço de todas as cores,
A felicidade é assim: intermitente e fugidia,
São sempre passageiros os amores e dores.

Nunca fiz mais nada que renascer e morrer.
Renasço nu. Morro com a roupa de Domingo,
O êxtase é uma torrente para além do prazer,
Como posso sobreviver se só eu os distingo?

Não suporto este silêncio dos gritos da alma,
Mantenho-me firme no silêncio das emoções,
Num afago terno, a noite aconselha-me calma:
“É sempre intrincado o regresso das perdições.”

Dormes. Eu afasto-me de ti em bicos de pés,
Sonhas. Os sonhos são só teus. Apenas teus!
Caminho para a porta, desconheço quem és,
A palavra mais triste é a palavra “Adeus…”


31 respostas a Adeus...

  1. Luis Enrique Says:
    Mais que belo, muito tocante teu poema amigo poeta, sem comentarios que possam descrever. Você está de parabienes!
  2. Maria Carvalho Says:
    Renascer, reviver, ressonhar...lindo o teu poema! Beijos
  3. Anónimo Says:
    Um dia partirei e de mim, nómada em busca da estrela da manhã, ficarão as cinzas das fogueiras que apaguei em cada madugada. Soberbo este teu poema!! Um beijo enorme
  4. Anónimo Says:
    Ficamos sem palavras ao ler e sentir a tua poesia. Por isso, por aqui fico em silêncio, apenas relendo e sentindo. Mas antes, quero deixar os meus votos de Feliz Natal e um Novo Ano pleo de Paz, Harmonia e Amor.
  5. Anónimo Says:
    Gostaria de ver-te menos triste.Mas é assim. E cá estamos, «para o que der».
    Que tudo te corra o melhor possível. Principalmente a poesia.
    E em todas as quadras!

    Um abraço grande e até Janeiro.
  6. Anónimo Says:
    A palavra mais triste... Adeus... Nem smp temos k os dizer e mm k o dissermos td ficaá guardado no coração...
    Sorrisos e beijinhos
    Está lindo, cm ñ podia deixar de ser...
    =P
  7. Rui Says:
    Gostei bastante.
  8. Conceição Paulino Says:
    adeus nunca é fácil...
    Mas morrer com o fato de domingo...é uma realidade e, para além dessa relatas muitobem um leque de emoções. bjs de luz e paz e Boas festas 2005
  9. digoeu Says:
    bonito o poema,embora ache que existem palavras mais tristes do que adeus, que sempre tem em si a esperança do reencontro!!!
    ;)
  10. Cláudio B. Carlos Says:
    Belo poema.
  11. Leonor C.. Says:
    A tua poesia. Que dizer da tua poesia? Simplesmente linda!

    E porque não hápalavra mais triste do que a palavra "adeus"... até breve!
  12. Carla Says:
    Muito poucos comentários podem fazer justiça às tuas palavras.
    Adeus é uma palavra triste...fria...que muitas vezes corta...a alma, o coração...atreveria-me a dizer mesmo que vazia...sim depois do adeus...o vazio imenso...que nada nem ninguem pode preencher...
    Bjx
  13. ¦☆¦Jøhη¦☆¦ Says:
    Adeus é mesmo a palavra mais triste... e é o ponto fulcral neste poema. É uma palavra que magoa quando trocada entre duas pessoas que se amam... "os sonhos são só teus" não pode haver revelação mais triste... é o entender que nada há a fazer...

    Um abraço, João.
  14. simplesmente...mais eu Says:
    adeus...custa tanto a dizer...tanto a ir..tanto a acreditar
    Feliz natal
  15. Cristina Says:
    Obrigada por teres feito parte do MEU MUNDO.
    os meus votos sinceros de um Feliz Natal para ti e para
    os que te são mais queridos.

    Beijinhu gande
    :)
  16. Afrodite Says:
    E é claro que eu deveria fazer como toda a gente, ou seja,
    mandar mais ‘um’ e-mail pra entupir a tua caixa de mensagens.....

    É isso, Natal é um momento de reflexão e
    blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá......

    Desejo-te muita paz, saúde e blá,blá,blá,blá,blá,blá......

    Mas sejamos mais realistas...mais verdadeiros....
    O que aqui a Afrodite Maria te deseja,
    do fundo do coração,é que.....
  17. Rita Says:
    Espero que não seja mesmo um "Adeus"...

    Um beijo
  18. Cadelinha Lésse Says:
    Eh, miúdo!!! Vamos lá a sonhar também. Sonha só para ti, sonha sonhos de todas as cores, sonhos de infindáveis amores, que isto de adeus dizer, não é bonito nem dá de comer!

    (Safa...)
  19. Cadelinha Lésse Says:
    E tens mail!
  20. Lady Says:
    Bem neste contexto sem dúvida que a palavra mais triste é adeus... Gostei, beijinhos e um bom Natal!
  21. Luis Enrique Says:
    Felizes Festas meu caro poeta, continue sempre a escrever já que é um ponto de referencia na blogosfera. Um grande abraço
  22. Anónimo Says:
    Gonçalo
    os meus votos sinceros de um Feliz Natal
    beijinho
  23. kathy Says:
    Desejo te um feliz natal e um ano novo mágico na esperança que este ano que se aproxima, seja o ano em que concretizes todos os teus sonhos...
    faz do ceu o teu limite... e o céu é infinito.
  24. Cláudio B. Carlos Says:
    Oi GNM!

    Feliz Natal!
  25. Raquel Vasconcelos Says:
    Porque ainda que o mundo
    Não seja perfeito como desejaríamos
    Mas cada ser humano é único
    E encerra em si todo o potencial
    Da humanidade…

    Um Belíssimo Natal e Melhor 2006
    Beijos e um Postal de Natal,
    Raquel



    ---------------------------
    Muito bonito e triste...
  26. Carla Says:
    Desejo Que o espirito de Natal esteja sempre presente em todos os dias da tua vida. Amor, Paz, Felicidade e Sucesso, que o sol brilhe sempre no teu rosto com alegria. Que tenhas um Santo e Feliz Natal junto daqueles que mais amas.
    Bjx
  27. Anónimo Says:
    Querido Gonçalo, tudo de bom para ti neste Natal e sempre...
    Que ninguém te tire essa alegria fantástica! É por isso e por mais uma série de coisas que so tu tens que eu ainda estou aqui!

    Um beijo grande, só nosso... Meu querido Gonçalo
  28. Anónimo Says:
    Querido, Feliz natal!!!!!!!!!!!!
  29. lena Says:
    Renasce hoje!

    é lindo o poema, mas muito triste

    não te afaste e não digas "Adeus"

    diz sempre um até já

    um desejo de que o teu Natal seja o melhor possível

    deixo-te um beijo meu

    lena
  30. Anónimo Says:
    Muito bonito este poema!

    Que tenhas um natal muito feliz, cheio de paz, amor, e alegria junto daqueles que mais amas!
    Feliz Natal!
    *^*^
  31. Carla Says:
    Espero que o Pai Natal te tenha colocado muito amor e felicidade no sapatinho para gastares durante o próximo ano de 2006.
    Bjx

= Leave a Reply