Não sei o que queres dizer com glória, disse Alice.
Humpty-Dumpty sorriu, com desprezo. Claro que não, até que eu te diga. Quero dizer "aí tens um belo argumento que te arruma!"
Mas "glória" não significa um belo argumento que te arruma
, objectou Alice.
Quando eu uso uma palavra, disse Humpty-Dumpty, em tom de escárnio, ela significa o que eu decidir que significa, nem mais nem menos.
O problema é, disse Alice, se se pode obrigar as palavras a significar tantas coisas diferentes.
O problema é, disse Humpty-Dumpty, quem manda. Apenas isso.

Lewis Carroll, Alice no país das maravilhas




rascunhos
de
abordagens
(eventualmente)
literárias



GNM


Nasci muito perto do fim dos anos 70. O meu nascimento aconteceu às primeiras horas de um dia gelado de Dezembro, e, desde aí, jamais consegui libertar-me do frio que se fazia sentir naquele dia. A normalidade foi algo que durante toda a vida inconscientemente ansiei, mas sempre recusei. Em criança ela espreitava-me durante a noite, olhando-me do lado de fora da janela. E eu, fingindo não a ver, fechava as cortinas...

A espuma do fogo

⊆ segunda-feira, dezembro 26, 2005 por GNM | . | ˜ 30 comentários »

Como se fosses um poema em braille, toquei-te.
Estremeceste como sinal de transito ao vento.
Fitei os teu lábios tingidos de rubro e beijei-te,
Beijei o passado, a eternidade, o momento…

Semicerraste os teus olhos negros fuzilantes,
Tens na boca o sabor de um cálice de poesia,
Esquecidos do mundo, perdidos como amantes,
Reinventámos o equinócio duma noite sem dia.

Os nossos olhos lançam chamas voluptuosas,
Somos a esperança, a paixão, o êxtase, o prazer,
Libertos, sem pudor, em sinfonias silenciosas,
Reduzindo o universo aos nossos corpos a arder.

O teu coração, esse musculo cadente e sangrento,
Que desafia a noite com o brilho de rubi afogueado,
Faz-me esquecer que o mundo é um beco lamacento
Que percorremos aos círculos num caminhar atolado.


30 respostas a A espuma do fogo

  1. Anónimo Says:
    Lindo cm ñ podia deixar de ser... =D

    Os nossos olhos lançam chamas voluptuosas,
    Somos a esperança, a paixão, o êxtase, o prazer,
    Libertos, sem pudor, em sinfonias silenciosas,
    Reduzindo o universo aos nossos corpos a arder.

    Sorrisos e beijitos para ti
    Flores e arco-íris!!!
    =P
    E o resto já tu sabes...
  2. Maria Carvalho Says:
    Uma maravilha o teu poema!! Nem esperava outra coisa...Beijinhos, obrigada pelas palavras que me tens deixado nas minhas romãs.
  3. Anónimo Says:
    A nossa esperança, a nossa paixão, o nosso prazer... O nosso AMOR...

    Este é só nosso querido Gonçalo...

    Um beijo onde só nós sabemos !
  4. lena Says:
    lindo poema, como escreves bem o que o coração te dita,
    um sentimento lindo este que se sente em cada verso, onde o amor está presente

    beijinhos meus

    lena
  5. Leonor Says:
    gonçalo... a poesia peca por expressar nos versos frases batidas. contudo de vez em quando surge uma e outra espectacular que muda tudo... que dá um ar inovador... como esta... "como se fosses um poema em braile".

    abraço da leonoreta
  6. Lady Says:
    Está magnifico!!! E que vocábulos!!!! Um beijinho grande para ti e boas entradas....
  7. joaninha Says:
    Adorei! Tcou-me como se fora eu a ser tocada. Obrigada por este belo fim de ano! Podes crer que sorrir é a arma mais secreta para nos mantermos vivos. Que 2006 te proporcione o que mais desejares, com um sorriso nos lábios...(incluindo o visitares-me)
  8. Maria Azenha Says:
    gosto do que escreves.é um gosto visitar-te.
    E...

    tudo o o que mais desejas para 2006, e brilhará!


    ***
  9. isa xana Says:
    vimdesejar-te um bom ano*
  10. Jorge Castro (OrCa) Says:
    Como sempre, o belo ritmo das palavras com sentido(s)...

    Passo, também, para deixar um abraço e votos de um novo ano pleno de venturas e de aventuras.
  11. Pink Says:
    Lindo poema com imagística muito bela. O mundo é belo quando se ama e partilha momentos como os espelhados no poema. Aí nada mais importa, pelo menos momentaneamente.

    Um beijo
  12. Anónimo Says:
    Estes dois ultimos poemas estão lindissimos :)
    Desejo-te um ano de 2006 muito brilhante com tudo de bom

    bjs da Princesa
  13. Anónimo Says:
    Excelente poema...palavras poderosas!!! Um beijo enorme :)
  14. digoeu Says:
    Um 2006 Excelente!!
    bonito o "poema em braille"!
    ;)
  15. Amita Says:
    Um belíssimo poema, Gonçalo. É com prazer que se passa para ler a tua poesia. Desejo que este 2006 que se aproxima seja luminoso e se cubra de sorrisos para ti. Um Bjo e uma flor
  16. Rui Says:
    "Somos a esperança, a paixão, o êxtase, o prazer"... não esquecer.

    Bom ano.
  17. Rosario Andrade Says:
    Querido G.,
    As tuas palavras fluem melifluas e servis aos teus sentimentos...

    Que o Novo Ano seja repleto de realizações, de alegrias, de palavras licorosas e poesia vinda da alma!

    Abracicos!
  18. Anónimo Says:
    Há poemas que se "sentem" seja qual for a escrita. Aproveito para renovar os meus votos de um Próspero Ano Novo.
  19. Rita Says:
    Acredito que 2006 seja um ano cheio de Felicidade para ti Gonçalo...

    Para não variar, adorei o poema...

    Um beijo...
  20. Carla Says:
    Rico no vocabulário e na expressão.
    é sempre um enorme prazer ler-te.
    Bjx e boas entradas.
  21. Anónimo Says:
    Um Novo Ano pleno de saúde e alegria. Abraço
  22. simplesmente...mais eu Says:
    Dizer-te que escreves bem seria repetir-me infinitamente
    Beijocas
  23. Anónimo Says:
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
  24. Anónimo Says:
    Gostei O_o. Deixo-te um desejo de bom ano 2006. Beijoca grd ;****
  25. Que Bem Cheira A Maresia Says:
    Este poema em braile tecido pelas mãos de uma alma carregada de sensibilidade encheu-me a alma...Lindo!

    2006 beijos com os votos de um Feliz Ano!

    Lina/mar Revolto
  26. Luís Monteiro da Cunha Says:
    Como sois belo... no pensar e no sentir...
    neste emaranhado de letras, consigo descobrir ânsias que apesar de me envolverem... nem sempre as descrevo com tal arte.

    Parabéns!

    Feliz party de 2006
    Abraço
  27. Anónimo Says:
    O nosso amor morreu... Quem o diria!
    Quem o pensara mesmo ao ver-me tonta,
    Ceguinha de te ver, sem ver a conta
    Do tempo que passava, que fugia!

    Bem estava a sentir que ele morria...
    E outro clarão, ao longe, já desponta!
    Um engano que morre... e logo aponta
    A luz doutra miragem fugidia...

    Eu bem sei, meu Amor, que pra viver
    São precisos amores, pra morrer,
    E são precisos sonhos para partir.

    E bem sei, meu Amor, que era preciso
    Fazer do amor que parte o claro riso
    De outro amor impossível que há-de vir!

    gostei mt do teu blog...kd puderes dá uma passadinha plo meu! bjux
    bom 2006!
  28. Passaro Azul Says:
    Visitar este espaço é sempre um prazer renovado.
    O poema, aliás os poemas, fazem-nos esvoaçar com mais leveza.
    Um 2006 cheio de sonhos concretizáveis.
    A minha amizade num abraço com carinho :)
  29. Anónimo Says:
    I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! »
  30. Anónimo Says:
    What a great site Photoshop tutorial for whitening teeth Mitsubishi home appliances Saab 9000 czci Benchmark crew resource management training cost Shopping clothing footwear work Pay pal order adipex farmington internet marketing

= Leave a Reply