Não sei o que queres dizer com glória, disse Alice.
Humpty-Dumpty sorriu, com desprezo. Claro que não, até que eu te diga. Quero dizer "aí tens um belo argumento que te arruma!"
Mas "glória" não significa um belo argumento que te arruma
, objectou Alice.
Quando eu uso uma palavra, disse Humpty-Dumpty, em tom de escárnio, ela significa o que eu decidir que significa, nem mais nem menos.
O problema é, disse Alice, se se pode obrigar as palavras a significar tantas coisas diferentes.
O problema é, disse Humpty-Dumpty, quem manda. Apenas isso.

Lewis Carroll, Alice no país das maravilhas




rascunhos
de
abordagens
(eventualmente)
literárias



GNM


Nasci muito perto do fim dos anos 70. O meu nascimento aconteceu às primeiras horas de um dia gelado de Dezembro, e, desde aí, jamais consegui libertar-me do frio que se fazia sentir naquele dia. A normalidade foi algo que durante toda a vida inconscientemente ansiei, mas sempre recusei. Em criança ela espreitava-me durante a noite, olhando-me do lado de fora da janela. E eu, fingindo não a ver, fechava as cortinas...

Lua

⊆ terça-feira, outubro 18, 2005 por GNM | ˜ 16 comentários »

A lua sorri camuflando a verdade,
Sorriso gasto, de esperança perdida,
Sempre evocada, sempre esquecida,
Prisioneira da sua própria liberdade.

Oh lua… conheço-te bem demais.
Também eu sou cavaleiro solitário,
Viajante sem destino… extranumerário,
Prisioneiro de intensas crises outonais.

Sei que carregas em ti uma imensa vertigem:
Observas impotente a miséria e angustia que nos afligem.
E deves pensar: “O mundo poderia ser lindo!”

Também eu carrego no peito um abismo sem fundo,
Desde o dia em que fórceps me lançaram ao mundo,
E sorrindo disseram: “Sê bem vindo!”


16 respostas a Lua

  1. Anónimo Says:
    Está fantástico. Cm smp e pa ñ variar. A lua tem smp akele fascínio...
    Um sorriso =D e uns bjitos
  2. Anónimo Says:
    "Também eu carrego no peito um abismo sem fundo,
    Desde o dia em que fórceps me obrigaram a pertencer ao mundo,
    E sorrindo disseram: “Sê bem vindo!”"

    Muito, muito mau.
  3. Claudia Sousa Dias Says:
    Olá Poeta! Gosto muito mais uma vez. Parece que a sessão de poesia na Casa das Artes de Famalicão foi cancelada...:(

    Pena!Mas hei-de arranjar uma ocasião para ler uma dos teus poemas...


    Haverá de certeza outra daqui a duas semanas..
    Bjs

    CsD
  4. Luís Monteiro da Cunha Says:
    A lua, um dos meus temas preferidos.
    Pela irreverência, fantasia que suscita, o mistério que sempre em si encerrará, lua... esse planeta de apaixonados e ilusões.

    Boa semana
  5. GNM Says:
    Muito me honram todos os comentários. Mesmo os que criticam negativamente.
    Creio que a secção de comentários de um blog, deve ser mais do que um espaço de burguesismo intelectual de troca de elogios mútuos.

    Continuem a sorrir!
  6. Anónimo Says:
    Correndo o risco de parecer chat, pois já comentei o teu blog... mas ñ resisti.
    Além do poema fantástico escolheste uma música simplesmente deliciosa e com uma letra fantástica e muito "forte".

    Também eu sou cavaleiro solitário

    Sem mais nd...
    Um sorriso =D e uns bjitos
  7. lena Says:
    um sorriso meu para a lua e fiquei fascinada com o que li, é belo o teu blog, fantastica a musica, senti-me bem aqui a ler-te
    volto mais vezes
    um beijo
    lena
  8. Anónimo Says:
    A lua é espectadora da nossa angústia. O teu "lado lunar" manifesta-se muito bem neste poema.
    Beijos
  9. I Says:
    "Também eu carrego no peito um abismo sem fundo,
    Desde o dia em que fórceps me obrigaram a pertencer ao mundo,
    E sorrindo disseram: “Sê bem vindo!”"os meus não me disseram nada....:-((((
    e magoaram-me..tenho as marcas no pescoço...
  10. Fragmentos Betty Martins Says:
    Sim! como o mundo poderia ser maravilhosamente lindo (ele é) mas só que muito maltratado :(((

    Linda mensagem o teu poema!

    Beijinhos
  11. Cláudio B. Carlos Says:
    Oi Gonçalo!

    Belo poema.
  12. Luís Monteiro da Cunha Says:
    Não ligues.
    Abraço
  13. Maria Carvalho Says:
    Lindo poema! Muito. Beijos
  14. Pedro Nobre Says:
    Lua, a minha amiga, a minha conselheira e a minha inspiração.

    A lua...
  15. Anónimo Says:
    Enjoyed a lot! »
  16. Anónimo Says:
    best regards, nice info »

= Leave a Reply