Não sei o que queres dizer com glória, disse Alice.
Humpty-Dumpty sorriu, com desprezo. Claro que não, até que eu te diga. Quero dizer "aí tens um belo argumento que te arruma!"
Mas "glória" não significa um belo argumento que te arruma
, objectou Alice.
Quando eu uso uma palavra, disse Humpty-Dumpty, em tom de escárnio, ela significa o que eu decidir que significa, nem mais nem menos.
O problema é, disse Alice, se se pode obrigar as palavras a significar tantas coisas diferentes.
O problema é, disse Humpty-Dumpty, quem manda. Apenas isso.

Lewis Carroll, Alice no país das maravilhas




rascunhos
de
abordagens
(eventualmente)
literárias



GNM


Nasci muito perto do fim dos anos 70. O meu nascimento aconteceu às primeiras horas de um dia gelado de Dezembro, e, desde aí, jamais consegui libertar-me do frio que se fazia sentir naquele dia. A normalidade foi algo que durante toda a vida inconscientemente ansiei, mas sempre recusei. Em criança ela espreitava-me durante a noite, olhando-me do lado de fora da janela. E eu, fingindo não a ver, fechava as cortinas...

Dias

⊆ quinta-feira, outubro 13, 2005 por GNM | ˜ 30 comentários »

Dias insípidos, secos, deslavados,
Tristezas e alegrias morreram afogadas,
Assassinadas sem mágoas nem agrados,
Na quietude de um rio de águas paradas.

Como eu gosto de dias de emoção ardente.
Dias violentos! Quero-vos tanto e tanto,
Devolvo às águas do rio a corrente
E danço nas ondas enquanto canto e canto!

Sou incansável, quero sempre mais e mais,
Esta vida não me basta, quero outras seis,
Todas diferentes, sem lados iguais,
Ainda mais loucas, sem regras nem leis...

Estou farto da letargia sem sobressalto.
Neste mundo sem cor nem história,
Vou gritar aos céus bem alto,
Renego a vossa paz, quero a vitória!


30 respostas a Dias

  1. Anónimo Says:
    :) É preciso ter asas fortes para sobrevoar os abismos. Às vezes, as águas calmas e mansas de um lago também nos permitem navegar.
  2. Anónimo Says:
    Está...... cm sempre... bonito. A vida ñ nos basta pa tt k kremos, ou desejamos...
    Um sorriso =D e uns bjitos
    Qd puderes....
  3. Å®t Øf £övë Says:
    Gonçalo,
    Tenho gostado do que por aqui tenho encontrado, por isso se não te importares irei criar um link do meu blog para cá para me ficares de mais facil acesso, e assim eu poder vir visitar-te com maior regularidade.
    Bom fds.
    Abraço.
  4. liliana miranda Says:
    Quero os dias que sejam completos.. que sejam repletos!
    beijinhos
  5. Anónimo Says:
    Há dias e dias...assim;) Bom fim de semana.
  6. Raio de Sol Says:
    uau..forte, impulsivo, o teu poema, para ler de um fio sem paragens... adorei...
    jinhuz e bom fim de semana...
  7. Anónimo Says:
    Mais um post de palavras tão coincidentes desta realidade em que o Mundo de tornou..cinzento de cara feia, mas que cabe a nós meros habitantes desta residência a precisar de paredes de novo caidas com cor e alegria. Beijokas "Tomorrow it´s a new day"
  8. musalia Says:
    humm, que inquietação vai nessa alma! no entanto e embora goste de sossego, também não gosto de 'águas-mornas'...
    beijos:)
  9. Anónimo Says:
    Uma vida atribulada tb cansa assim como vicia..e estando habituados a tantas contingencias da vida,pensamos q uma vida calma,s stress, n é pra nós..mas p vezes estamos enganados,pk a estabilidade é a melhor coisa q podemos ter na vida..mt bonito como sempre.beijo grande e bom fim de semana.
  10. mfc Says:
    Sempre queremos mais e mais e a isso temos direito.
    Percebi bem, porque também a sinto, essa tua ânsia de mais e de diferente!
  11. Curiosa Says:
    um poema e uma flor sempre foram um bom presente, obrigada por me dares ambos :)
  12. Cadelinha Lésse Says:
    ... e eu queria saber dizer como tu!

    Um xi
  13. Ace Says:
    mt bonito sim senhora.. obrigada por comentares o meu blog.. já agr, como é que poes musica? adorava por no meu..achas qe me podes dizer como é?
  14. Anónimo Says:
    Bonito! A força do querer viver é que nos aguenta em cima da corda bamba para alcançarmos as imensas vitórias, intercalando com as nossas saboreadas derrotas que nos obrigam a levantar de novo.

    Um abraço!
  15. Maria Carvalho Says:
    Não, eu também não quero monotonia! Beijos e bom fim de semana
  16. Anónimo Says:
    Ha momentos que a situações nos limitam e nos deixam frustados. Queremos mais, queremos a agitação. Eu tenho epoca que canso da inêrcia, quero a guerra. Bom final de semana. bjos
  17. Squeezy Says:
    interessante..este..momento de boa, leitura k me proporcionas-te..volta sempre....
  18. Lyra Says:
    esta vida tambem não me basta. porque tambem eu sou muitas. olá :)
  19. V Says:
    O desejo da vitoria, esse querer que vai além das forças e assim vai...

    Bom fim de semana
    Beijinhos
  20. Verena Sánchez Doering Says:
    gracias por tus saludos y las felicitaciones por ese bello espacio en la poesia
    un mundo magico

    besos y sueños


    verena
  21. Raquel Vasconcelos Says:
    Queres ser gato, queres ser gente, e no entanto é esta a vida que há... dias monocórdicos, outros de sobressaltos, num país monótono, num pais de fachadas em pedra...


    -------------------------------
    PS: Era intimista... mas quem sabe, talvez não...
  22. Anónimo Says:
    olá Gonçalo,

    estive a ler o teu novo poema. Gostei...como eu gosto de dias diferentes e agitados(substitui a palavra violentos eu pessoalmente não gosto muito dessa palavra). Dias vividos... um beijo e bom fim de semana

    ps vi que me linkaste no teu blog, sinto-me lisonjeada :)
  23. Luís Monteiro da Cunha Says:
    Simplesmente:

    Uau!!

    Bom fim de semana.
    Abraço
  24. Madeira Inside Says:
    Olá!!
    Simplesmente genial esta tua descrição de adorar viver intensamente......também eu!!!
    Muito bom!
    "Todas diferentes, sem lados iguais
    Ainda mais loucas..." estes são os dias...!!

    Beijinhos para ti!
  25. Luis Enrique Says:
    Dias assim eu também quero, outras vidas ainda mais cheias de aventuras, quero !
  26. Anónimo Says:
    Transmite um desejo forte de mudança este poema, do qual extrai este pequeno fragmento:
    "...Como eu gosto de dias de emoção ardente
    Dias violentos! Quero-vos tanto e tanto
    Devolvo às águas do rio a corrente
    E danço nas ondas enquanto canto e canto
    Sou incansável, quero sempre mais e mais
    Esta vida não me basta, quero outras seis..."
  27. Rosario Andrade Says:
    ... a violência dos sentidos, dos sentimentos. Como se anseia por ela quando os dias pingam sem emoção apenas tacteando as nossas veias!
    ... e depois "just one year of love is better than a lifetime alone!"

    bom fim de semana!
    Abracicos!
  28. Anónimo Says:
    O perigo está sempre à espreita até nas coisas mais calmas. Beijos!
  29. Quem sabe... Says:
    "...quero outras seis,
    Todas diferentes, sem lados iguais,..."
    "Estou farto da letargia sem sobressalto.
    Neste mundo sem cor nem história,
    Vou gritar aos céus bem alto,
    Renego a vossa paz, quero a vitória!"

    Faço minhas as tuas palavras...só ando mais calma...devido a umas chegadas inesperadas em minha casa,.....pois andava assim..."Vou gritar aos céus bem alto"

    Gostei de aqui vir...:)**
    bjs salgados :)
  30. Anónimo Says:
    Very nice site! New stride rite patent leather butterfly shoes dual cpu diagnostic racing shoes Lily of beverly hills tennis Exploited teen asian Zt60t1 toner cartridge canada cpu cooling fan installation antivirus software

= Leave a Reply