Não sei o que queres dizer com glória, disse Alice.
Humpty-Dumpty sorriu, com desprezo. Claro que não, até que eu te diga. Quero dizer "aí tens um belo argumento que te arruma!"
Mas "glória" não significa um belo argumento que te arruma
, objectou Alice.
Quando eu uso uma palavra, disse Humpty-Dumpty, em tom de escárnio, ela significa o que eu decidir que significa, nem mais nem menos.
O problema é, disse Alice, se se pode obrigar as palavras a significar tantas coisas diferentes.
O problema é, disse Humpty-Dumpty, quem manda. Apenas isso.

Lewis Carroll, Alice no país das maravilhas




rascunhos
de
abordagens
(eventualmente)
literárias



GNM


Nasci muito perto do fim dos anos 70. O meu nascimento aconteceu às primeiras horas de um dia gelado de Dezembro, e, desde aí, jamais consegui libertar-me do frio que se fazia sentir naquele dia. A normalidade foi algo que durante toda a vida inconscientemente ansiei, mas sempre recusei. Em criança ela espreitava-me durante a noite, olhando-me do lado de fora da janela. E eu, fingindo não a ver, fechava as cortinas...

Florbela

⊆ sexta-feira, setembro 30, 2005 por GNM | ˜ 19 comentários »

Nascida às duas da madrugada,
Oito de Dezembro, Vila Viçosa,
Bela como flor formosa,
Flor seria chamada.

Uma vida a amar e esquecer,
Desespero, violentas paixões,
Dores, neuroses, depressões,
Uma vida a sentir e escrever.

Quis mais que a vida!
Cansada, triste, ferida,
Enfim escolheu morrer.

No dia de aniversário,
O suicídio sumário
A si própria quis oferecer...


19 respostas a Florbela

  1. Maria Carvalho Says:
    Uma poetisa, para mim, genial!! Beijos
  2. Luis Enrique Says:
    Belíssimo tudo, o poema, a música. ¡ Espantoso ! parabéns !
  3. Cláudio B. Carlos Says:
    Bonito soneto.

    Quero agradecer-te por teres me "linkado". Farei o mesmo por ti lá no meu site.


    CC.
  4. Unknown Says:
    Haverás nascido tu também ao 08 de dezembro, tanto como eu e nosso amigo Quim do Lobices? Seria tamanha coincidência?
    Quanto ao que dizes de nao concordares com algumas idéias do meu texto "Vidas Diferentes" está no fato, justamente, de que todos temos Vidas Diferentes, com idéias diferentes e isso é o que é fascinante no meu ponto de vista... o conjunto de idéias diferentes que formam o todo... quase perfeito... :)
    O teu poema está lindo, como todos os que publicas... gosto de ler-te, embora o faça a tao pouco tempo, já posso confessar-me admiradora sicera tua...
    Deixo-te beijos e sorrisos e os votos de um fim de semana lindo, cheio de lindos momentos junto aos que amas... :)
  5. pecado original Says:
    Só quem tem bom gosto Lê Florbela Espanca. Sou viciada nela e adorei te-la encontrado aqui. Foi a sede de Infinito que a levou a procurar a sonhar mais do a sentir, oscilando entre todos os polos contraditórios da vida: "Eu sou a que no mundo anda perdida,/Eu sou a que na vida não têm norte,/Sou a irmã do sonho, e desta sorte/Sou a crusificada...a dolorida..."

    ;) Beijinho
  6. Raquel Vasconcelos Says:
    Está fabuloso, do meu ponto de vista!
  7. I Says:
    que bonito este teu poema!Florbela Espanca foi uma mulher com uma rara sensibilidade sanguínea...leio nela muita paixão e revolta , inconformismo.Um beijo!
  8. Anónimo Says:
    Uma bela homenagem a uma poetisa fantástica!!!! Cm smp poema fantástico.
    Cm já sabes se já te apercebeste a minha poetisa de eleição.
    Fica bem.
    Smile
    Bjitos gandis
  9. Eclipse Says:
    Vim agradecer e retribui ra visita. Também apreciei oque li por aqui.
    Florbela Espanca será sempre uma diva da poesia portuguesa.
    Abraços
  10. mfc Says:
    O soneto da despedida...
  11. Cadelinha Lésse Says:
    Olá, miúdo!
    Como andas?
  12. Marta Says:
    é a minha poetisa preferida...é pena que o seu talento só tenha sido verdadeiramente reconhecido após a sua morte...perderam-se tantos poemas dela. para mim é quem melhor expressa a dor da rejeição, da paixão e do amor. bjs**
    bonita homenagem a uma grande senhora
  13. kathy Says:
    a florbela espanca é para mim a melhor poetisa que já li... Adoro os poemas dela que apesar de serem pouco trágicos, já que falam muito na morte são também poemas de extremo cariz romantico... E a vida dela foi de uma romântica: sempre a lutar pelos seus ideais, sempre a procurar o amor, termina com o suicidio...
  14. Anónimo Says:
    Há por aqui muito talento; é continuar.
  15. V Says:
    Lindo! Conhecie a pouco tempo Florbela em encantei, ainda não consegui uma biografia, continuar minha procura.

    Beijinho
  16. Cadelinha Lésse Says:
    É fofo, pois! Chama-se Sancho.

    Jinhos
  17. Uma estrela errante Says:
    Belo poema! Gosto muito da Florbela .

    beijo meu
  18. Anónimo Says:
    Olá! :)
    Adoro Florbela, lê-la e saber da sua história de vida e tentar associar.
    Bom fim de semana!
  19. Anónimo Says:
    What a great site Notre dame sports clothing 1984 buick skyhawk Schematic of washer drain plumbing Fast weight loss supplement Codeine butalbital New hampshire tv station Withdraws zoloft cozumel rental share time Drug information on celebrex dicount depakote antispam bureau vacuum cleaner Xxx pregnant latina residential phone plans for local service oreck xl 8 pound lb vacuum cleaner sweeper

= Leave a Reply