Não sei o que queres dizer com glória, disse Alice.
Humpty-Dumpty sorriu, com desprezo. Claro que não, até que eu te diga. Quero dizer "aí tens um belo argumento que te arruma!"
Mas "glória" não significa um belo argumento que te arruma
, objectou Alice.
Quando eu uso uma palavra, disse Humpty-Dumpty, em tom de escárnio, ela significa o que eu decidir que significa, nem mais nem menos.
O problema é, disse Alice, se se pode obrigar as palavras a significar tantas coisas diferentes.
O problema é, disse Humpty-Dumpty, quem manda. Apenas isso.

Lewis Carroll, Alice no país das maravilhas




rascunhos
de
abordagens
(eventualmente)
literárias



GNM


Nasci muito perto do fim dos anos 70. O meu nascimento aconteceu às primeiras horas de um dia gelado de Dezembro, e, desde aí, jamais consegui libertar-me do frio que se fazia sentir naquele dia. A normalidade foi algo que durante toda a vida inconscientemente ansiei, mas sempre recusei. Em criança ela espreitava-me durante a noite, olhando-me do lado de fora da janela. E eu, fingindo não a ver, fechava as cortinas...

O mundo inteiro

⊆ quinta-feira, fevereiro 23, 2006 por GNM | . | ˜ 35 comentários »

O mundo inteiro. Todo! É meu. Mesmo sem ser meu.
Vive dentro deste corpo escanzelado o mundo inteiro,
O nosso mundo invicto: O único. O real. O verdadeiro.
Aquele que nunca ninguém viu, e nunca ninguém leu.

Nos mares do meu sangue nadam peixes prateados,
Navegam barcas com velas branco-sujo triangulares,
No céu do meu peito envolto em cores crepusculares,
Voam pássaros exóticos em voos livres e inesperados.

Na estrada árida das minhas mãos, uma rapariga ruiva,
Vestida com solidão, sorri aos fantasmas e aos medos,
Trago a lua ofuscante - hoje cheia - na ponta dos dedos,
E a alcateia, do bosque inóspito da alma, dança e uiva.

Vivem nas árvores dos meus braços os filhos rejeitados,
Dragões de garganta afogueada, e corajosos cavaleiros,
Os bandidos cobardes, e os mais bravos dos guerreiros,
Descansam na sombra amarga os amantes mal amados.

Na terra dos olhos dorme a mendiga do metro de Picoas,
Esvoaçam sobre o lago das lágrimas borboletas coloridas,
Mergulham os perigosos assassinos, e os tristes suicidas,
Mergulho eu, mergulhas tu, mergulham todas as pessoas.

Atravessa o rio salgado da minha boca um barco a remos,
As ruínas de Palatino estão nas curvas dos meus ombros,
Tudo o que resiste e existe em mim são só os escombros,
Só as saudades da saudade dos beijos que já não demos.


35 respostas a O mundo inteiro

  1. digoeu Says:
    obrigada por lá passares, leres e gostares!!
    só mudava o advérbio no último verso...
    ;)
    ainda faz sorrir mais do que já!
    ;)
  2. Anónimo Says:
    Sou rei deste mundo meu, meu vasto caminho/não quero parar o verso, a estrofe nem o poema/o pensamento se evola pela minha mente que rola e vou-me deixando ir neste caminho, à minha vontade delineado. Beijinhos :)
  3. greentea Says:
    que borboletas voarão na mendiga das Picoas ou no sem-abrigo de Algés? ou voaram?
    tudo tem o seu momento próprio para acontecer, para nascer ou renascer... a vida
    a morte
    o amor
    a solidão
    o vazio
    o desapego
    o fim
    o começo.
    E um sorriso meu!
  4. Anónimo Says:
    O mundo inteiro
    É meu
    Cabe na palma da mão
    O mundo inteiro
    É teu
    É nosso e sem razão...

    Sorrisos mtos, beijos ainda mais... Saudades meu lindo, saudades...
  5. nana Says:
    obrigada pela visita e por citares tão belo excerto de exupéry
    ;)
    a dobrar chuács e sorrisos
  6. Legionaria Says:
    Saúdo te!
    Tmb nasci num dia de frio, mas em janeiro e às ultimas horas do dia. Obrigada pela tua literatura.
  7. # Says:
    teu poema despertou meus lobos interiores, que também uivam famintos e solitários...tens esta capacidade de escrita...beijos...
  8. Maria Carvalho Says:
    Pois. Eu não digo nada. Li. Beijos.
  9. greentea Says:
    só para te dizer que hoje passei no Metro das picoas mas não vi a tua mendiga de sonhos perdidos...ou achados.
    lembrei-me de ti mas não a vi.
  10. susana Says:
    k lindo este poema1

    E lindissima a nova apresentação do blog!!!!!!!!!!!
  11. joaninha Says:
    Se encontrasse palavras próprias, poderia dizê-las, assim, apenas digo que adorei o teu poema e tens a resposta no Joaninha...
    um beijo de boa noite
  12. Bird Says:
    Como sempre genial nas escolhas musicais...

    Como sempre esse mundo imenso secreto mágico a transbordar as palavras que dás.

    Fico muito feliz por te ver renascer...

    Talvez por vezes amemos pelas razões erradas.

    Desejo-te todos os sorrisos que me dás e mais muito mais
  13. pecado original Says:
    Belissimo e encantador esse mundo que ninguém sabe e vê, imagina ou possui.
    Romantico e prespicaz... saudade e rejeição.

    Esses beijos perdidos ...

    que o meu seja entregue :)

    Boa sexta-feira
  14. Rui Says:
    Águas revoltas essas, que nos permitem a melhor das experiências... tão perto de nos afogarmos nelas.
  15. Raio de Sol Says:
    lindo... [sem palavras que consigam descrever...] volto sempre...
  16. Luís Monteiro da Cunha Says:
    Lindo e lindo, é este... cuidado e refinado...

    Apenas os escrevo conforme a razão os dita...

    Bom fim de semana
  17. Avó do Miau Says:
    Simplesmente belo!
    Nem sei descrever o que sinto quando leio estes textos...
    Lindo!
  18. Carla Says:
    Perco as palavras ao ler as tuas...
    Bjx e bom fim de semana
  19. lena Says:
    lindo!
    perdi-me no mundo das tuas palavras
    e:
    agarrei o mundo entre os dedos da mão
    gritei-lhe bem alto a dor da desilusão

    é como muitas vezes o sinto

    beijinhos muitos para ti poeta que me encantas

    lena
  20. Bird Says:
    Um excelente óptimo fantástico fim de semana para ti também...

    e que gostes do bolo...

    Beijo
  21. osimachina Says:
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
  22. Conceição Paulino Says:
    k prazer me deu esta leitura.
    tem um bom f.s e "carnavala" mtº se for essa a tua vontade.Bjs e ;)
  23. nqdn Says:
    Bom poema! Escreve sempre.
    Bom Carnaval!
    http://singular.blogs.sapo.pt/
    http://calinadas.blog.pt/
    http://racionalidades.blogspot.com/
  24. joaninha Says:
    Apenas sei dizer obrigada... é lindo! Do roseiral um beijinho
  25. Anónimo Says:
    gosto do novo look, da musica e como sempre do encanto das tuas palavras
    fica bem, sorri e continua!

    beijinhos meus.
  26. Lady Says:
    Está fantástico, mesmo!!! Adorei e... em ti reside e resiste um magnifico mundo, e para ao meu olhar os teus escombros são as mil e uma fábulas de encantar! ;) Um beijinho grande
  27. Jorge Castro (OrCa) Says:
    Um muito bem "esgalhado" poema!... E, ainda assim, ficaram todos os galhos no local onde a árvore deles necessitava.

    Abraço.

    (E estou a contar contigo no dia 04 de Março!)
  28. Cristina Says:
    Passei para te desejar um Carnaval muito divertido
    :)
    Beijinhuu
  29. isa xana Says:
    sempre tão bem escrito, e formalmente tão perfeito!

    *
  30. Anónimo Says:
    sempre fantástico... nao tinha visto ainda o novo visual do blog, ficou muito porreiro... só eu é que tenho um blog merdoso ó caraças, muito giro mesmo... ora entao um grande bem haja
  31. Anónimo Says:
    O mundo tb é meu!!! Novamente a senhora do metro de picoas...se um dia passares por lá e vires alguém sentado ao lado dela...Sou eu...dá-me um «olá» ;) um poema lindo e uma musica deliciosa...beijos (recatados) da Princesa
  32. Anónimo Says:
    O Mundo inteiro num aquário enorme...
  33. Bird Says:
    gonçalo

    uma óptima semana para ti e um beijo
  34. Anónimo Says:
    O mundo é inteiramente de cada um de nós. Nele vivem todos os desejos mais profundos que sonhamos, na esperança de que um dia consigamos partilhar todos os segredos que por lá deambulam. Um beijo na alma.
  35. Menina Marota Says:
    Faltam-me as palavras para dizer-te como gosto de te ler...

    Um abraço e bom Carnaval ;)

= Leave a Reply